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Foto do escritorMarcelo Dibá

Google AdWords e Facebook Ads: entenda as vantagens de cada um

Em 2016, o investimento em publicidade no meio digital brasileiro cresceu 26% em relação ao ano anterior, somando R$ 11,8 bilhões. Os dados são de um estudo realizado pela Digital AdSpend 2017 do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a comScore, e a expectativa é que, em 2017, o setor obtenha um crescimento de mais 26% e alcance R$ 14,8 bilhões.

Esse crescimento não é à toa. Anunciar nas mídias online traz grandes vantagens, como a possibilidade de mensurar os resultados e atingir exatamente o público que se deseja, além de um custo baixo se comparado a outras mídias como a televisão e o rádio.

As formas de publicidade mais utilizadas e assertivas no meio são os anúncios pagos do Google AdWords e Facebook Ads. E, por terem objetivos parecidos, muitas pessoas confundem as ferramentas.

Para esclarecer a diferença, vamos mostrar as vantagens de cada uma dessas plataformas. Confira!

Google AdWords

O Google AdWords é um sistema de links patrocinados, isto é, anúncios exibidos quando algum usuário realiza uma pesquisa no Google de acordo com as palavras-chave da busca.

Os anúncios ficam localizados no topo da página, acima dos resultados orgânicos. Entre seus principais benefícios, podemos citar:

Controle do investimento

No Google AdWords, o controle dos seus gastos com a campanha é muito mais eficiente, uma vez que a ferramenta dá a possibilidade de você decidir o valor que quer investir em cada anúncio ou palavra-chave.

Assim, você pode ter mais controle sobre seu orçamento, levando em conta o número de cliques que espera receber em um anúncio.

Relatórios detalhados

O Google AdWords disponibiliza informações que te ajudam a fazer uma análise frequente dos seus próximos passos para otimizar as campanhas, gerando melhores resultados.

São relatórios com registros diários como preço por clique, valor das conversões, posição média do anúncio, entre outros dados importantes que detalham tudo sobre sua campanha.

Visibilidade

Quase todos os usuários utilizam a internet em algum momento do seu processo de compra, revela o estudo “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo” realizado pela Boston Consulting Group (BCG).

A maior parcela está inserida na fase de pré-compra, que consiste em descobrir, pesquisar e localizar  produtos e serviços, representando de 60% a 70% das buscas em sites como o Google.

Isso quer dizer que, anunciando no Google, sua empresa ficará visível para centenas de consumidores no momento em que eles procuram produtos ou serviços relacionados ao seu mercado de atuação.


Facebook Ads

Você já deve ter visto anúncios enquanto navegava pela sua timeline no Facebook. Esses são anúncios do Facebook Ads, que permite a criação de campanhas personalizadas de acordo com seus objetivos.

Suas principais vantagens são:

Maior alcance

Uma das maiores vantagens de se anunciar no Facebook é o fato de ele ser a maior rede social do mundo.

São 1,86 bilhão de usuários ativos, segundo os últimos resultados divulgados pelo próprio Facebook.

O alcance nesse canal é imenso, possibilitando que seu anúncio chegue a uma multidão de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Audience Insights

O Audience Insights é uma ferramenta do Facebook Ads que disponibiliza uma série de dados importantes como informações comportamentais, demográficas, estilo de vida e, até mesmo, o estágio do processo de compra.

Assim, você conhece seus clientes e potenciais clientes, fazendo ações cada vez mais direcionadas e assertivas.

Segmentação de qualidade

De nada adianta seu anúncio ser exibido para um usuário que não tem relação ou interesse sobre o que você está falando.

O Facebook Ads tem um alto poder de segmentação, possibilitando que você escolha a categoria de localização, gênero, idade, sexo, entre outras características do seu público-alvo.

A verdade é que não existe uma ferramenta melhor que a outra. Inclusive, as duas podem ser utilizadas de maneira conjunta e complementar numa estratégia de marketing, somando forças e trazendo resultados ainda mais positivos.

Para isso, existem no mercado agências especializadas que podem ajudá-lo nesse processo desde o planejamento até a mensuração dos resultados por profissionais capacitados.

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