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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Google AdSense: o que são os anúncios gráficos?

Quem começa a sua jornada no mundo do marketing digital se depara com diversos caminhos antes de iniciar uma campanha. Com tantas opções, o potencial anunciante acaba com mais perguntas do que respostas — e não é para menos, pois cada ação digital tem suas particularidades. Os anúncios gráficos do Google AdSense são uma dessas modalidades que geram interesses e dúvidas nas pessoas.

Por se tratar de uma ferramenta do Google, naturalmente há uma curiosidade por grande parte dos empresários. Sendo assim, entender seu funcionamento é essencial para o bom desenvolvimento das campanhas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post e descubra o que esses anúncios gráficos podem fazer pelo seu negócio!

O que são os anúncios gráficos?

Os anúncios gráficos do AdSense fazem parte da rede de display do Google AdWords. Grande parte das pessoas conhece apenas os links patrocinados, em que pagamos para o site aparecer em destaque no mecanismo de busca. Logo, poucos exploram as outras opções que o AdWords disponibiliza na sua plataforma.

Para começar a sua campanha você terá que criar anúncios nos formatos previamente informados pela ferramenta, enviar os materiais para serem aprovados e definir o orçamento. A divulgação é feita nos sites cadastrados no Google AdSense e aparecem como banners.

O objetivo principal dessa modalidade é melhorar o branding das empresas. Sua publicidade aparece em sites relevantes ao público-alvo e, a cada clique recebido, é descontado um valor do seu orçamento. Já o proprietário do website ganha com esses cliques.

Quais são as vantagens dos anúncios gráficos?

Personalização

Há diversos formatos para você criar o seu anúncio e personalizá-lo como quiser. Dependendo do seu objetivo você pode produzir imagens atraentes e fixar sua marca na mente dos consumidores ou incluir um CTA (call to action) e convidá-los à ação.

Presença

De acordo com o próprio Google, seus anúncios gráficos são exibidos em mais de dois milhões de sites e mais de 650 mil aplicativos. É importante lembrar também que eles se adaptam aos dispositivos móveis, o que torna sua presença ainda maior.

Segmentação

Antes de anunciar você deve fornecer informações sobre o seu negócio e o seu público-alvo. Dessa forma, o Google disponibilizará seus anúncios gráficos apenas nos sites em que seus potenciais clientes estão.

Impacto

As imagens costumam prender mais a atenção das pessoas do que os textos. Se você escolher a imagem certa a ser veiculada, as chances de impactar o público aumentam.

Mensuração

É possível acompanhar o desempenho da sua campanha em tempo real. Caso os resultados não sejam satisfatórios, você pode pausá-la e fazer os ajustes necessários. Sem contar que a ferramenta ainda mostra o perfil das pessoas que estão interagindo com os seus anúncios.

Como aderir ao Google AdSense?

O primeiro passo é se cadastrar no Google AdWords. Depois de preencher as informações e terminar o cadastro, você clica na guia “Campanhas” > “Nova campanha”. O próximo passo é ir até as configurações de campanhas e selecionar “Rede de Display”.

Caso você escolha a opção “Páginas relevantes”, o Google seleciona automaticamente as páginas relacionadas ao seu produto onde seus anúncios serão exibidos. No entanto, você pode fazer esse trabalho manualmente.

No momento de definir o orçamento da campanha é preciso dar um lance, como se fosse um leilão. Isso não quer dizer que apenas os lances mais altos serão escolhidos, pois a relevância do anúncio para o usuário tem ainda mais peso.

Após criar a campanha e definir o orçamento, você já pode produzir seus anúncios gráficos. É possível criá-los na própria plataforma por meio de uma ferramenta, mas o ideal é que você faça o upload de um arquivo personalizado. Por fim, salve o seu grupo de anúncios e prossiga para o faturamento.

Como você pode perceber, os anúncios gráficos são excelentes para a sua marca ganhar destaque junto ao público-alvo. Para conseguir mais resultados com a campanha, você pode contar com a ajuda de profissionais qualificados.

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