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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Por que uma estratégia de marketing focada na persona traz resultados?

Precisa segmentar seu público-alvo para expandir o seu negócio e não sabe como? Pois saiba que esse é um post feito especialmente pra você!

Quem segue as tendências de marketing já sabe que o Inbound Marketing é a metodologia com os resultados mais eficientes do mercado. Por meio de estratégias de marketing de conteúdo, você atrai os clientes para o seu empreendimento ao invés de correr atrás deles.

Para que isso funcione, no entanto, é preciso identificar exatamente quem é o seu potencial cliente ideal e construir uma estratégia de marketing focada nessa persona. No post de hoje, mostraremos a você como montar essa estratégia. Acompanhe!

Qual a importância do marketing para o sucesso de uma empresa?

Ter um produto de excelente qualidade e que atenda às demandas e aos desejos do consumidor não é suficiente para aumentar as suas vendas. Isso porque o pressuposto para alguém comprar o seu produto é saber que ele existe.

Anunciar não basta: é preciso um anúncio específico para cada etapa do funil de vendas, segmentado para o público-alvo ideal, inserido nos locais (físicos e/ou digitais) de mais empatia com o consumidor e no momento certo em que o seu cliente está apto para comprar.

Apesar de óbvio, contar ao público que você tem algo para vender não é simples. É tarefa para especialistas, é serviço para o marketing. O marketing é essencial para conquistar clientes e fortalecer o seu negócio.

Crie um planejamento de marketing para o seu empreendimento deixando bem definido qual o objetivo a ser alcançado em sua campanha publicitária. Segmente o público-alvo de uma maneira inovadora: criando uma persona.

O que é uma persona?

Uma persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal para a sua empresa. Em outras palavras, você vai criar um personagem que represente o público que a sua marca quer atingir com aquela estratégia de marketing.

Você deve estar se perguntando: para que serve uma persona? Para direcionar e adequar a produção e divulgação de seus produtos. Ou seja, quando a sua empresa for produzir as peças de conteúdo, ela o fará pensando em quem vai ler as suas postagens.

O que é necessário fazer para definir uma persona?

Você pode começar por uma pesquisa interna em seu banco de dados e identificar quais os dados objetivos que você já tem em mãos, como sexo e faixa etária.

Depois, faça uma pesquisa a respeito das características comuns entre os seus clientes. Experimente fazer perguntas de predominância para o seu público, como:

  1. Qual seu nível de escolaridade?

  2. Que tipo de trabalho você exerce?

  3. Quais são os seus objetivos pessoais? E profissionais?

  4. Por que você compra o meu produto?

A partir desses dados, monte a sua persona como um resumo de todas essas informações. Veja o exemplo:

Vamos supor que você tenha uma empresa que venda softwares relacionados ao sistema tributário. Para vender seu produto, você montou a sua persona: o Flávio.

  1. primeiras informações: Flávio, 35 anos, formado em administração, dono de uma empresa de pequeno/médio porte;

  2. dados pessoais: casado, tem um filho pequeno e dificuldades para conciliar o tempo entre o trabalho e a família;

  3. como navega na internet: se atualiza profissionalmente por meio de pesquisas no Google e gosta muito de interagir pelo Facebook;

  4. problemas profissionais: apesar de estar com a empresa há 5 anos, ainda tem dificuldades com o sistema tributário;

  5. objetivos profissionais: quer entender melhor o assunto para ficar em dia com os impostos e não perder dinheiro com multas. Procura por uma solução tecnológica para solucionar seu problema.

A partir do perfil de Flávio, você vai determinar uma estratégia de marketing focada na persona. Utilize uma linguagem adequada e foque as publicações tanto no blog de sua empresa quanto no Facebook. A solução tecnológica que ele precisa será exatamente o software que a sua empresa comercializa!

Ao definir a persona de sua campanha publicitária, foque as suas ações de marketing nela.

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