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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Por que investir em Marketing Digital?

Muito se fala sobre o investimento em marketing digital. Hoje, para que a sua empresa tenha resultados mais palpáveis no mercado, a presença nas plataformas online é fundamental.  

No entanto, muitas dúvidas existem a respeito desse tipo de investimento: será que realmente sei fazer? Vai trazer resultados reais para o meu negócio? Qual a melhor forma de realizar o investimento? Preciso contratar uma agência de marketing digital para que o trabalho seja feito da melhor forma possível?

Muitas empresas se prendem à essas dúvidas e acabam deixando o investimento de lado.

Você sabe por que investir em marketing digital? Nesse artigo vamos esclarecer alguns pontos importantes!

A importância do marketing digital

O marketing digital estourou nos últimos anos e se tornou o queridinho dos investimentos dos times de marketing. Afinal, a estratégia pode ser muito bem estruturada, oferecendo vários benefícios à um preço muito mais acessível que as grandes ações de marketing tradicional.

O mercado mudou, e os hábitos de consumo também. Hoje, é comum vermos potenciais clientes realizando pesquisas na internet antes de realizarem uma compra. Eles buscam por médias de preço, empresas, opiniões de outros clientes e quais os melhores produtos para resolverem os problemas que possuem.

Não estar na internet significa não aparecer nos resultados de busca dessas pessoas. O investimento nas plataformas online pode trazer resultados mais palpáveis para a sua empresa, melhorar a sua relação com os clientes e aumentar o seu potencial de vendas através de ações diversas.

Por que investir em marketing digital?

O marketing digital traz vários benefícios para as empresas que atuam na internet.

Infelizmente alguns deles ainda são pouco conhecidos por alguns empresários, fazendo com que esse tipo de investimento não se torne prioridade. Outras empresas já estão vivendo a transformação digital e investindo em seu posicionamento online.

Como você quer que sua empresa cresça e tenha cada vez mais resultados, acredito que essa pequena lista irá ajudá-lo a entender os maiores benefícios do investimento em marketing digital:

1. É mais barato que as mídias tradicionais

O primeiro ponto, que pesa direto no bolso, é o valor do investimento. Ao contrário das mídias tradicionais, o marketing digital permite investimentos em valores bem melhores e com resultados muito mais assertivos, por ser mais fácil de segmentar, permitir mensuração constante e otimização das estratégias a qualquer momento.

2. É mensurável

O marketing digital permite mensurar os resultados alcançados em cada uma das ações realizadas. Essa mensuração ajudará a entender:

  1. quais ações estão dando maiores resultados, e aumentar o investimento nessas;

  2. quais ações estão dando menores resultados, e repensar a necessidade de investir nesse tipo de estratégia;

  3. de onde os seus clientes estão vindo;

  4. quais conteúdos estão dando mais visibilidade para a sua empresa;

  5. quais são os potenciais de investimento para o próximo mês;

  6. quais são as alterações necessárias no planejamento para que você otimize seus resultados no próximo mês.

3. Permite uma boa segmentação

Ao contrário da publicidade tradicional, o marketing digital permite uma segmentação muito mais estruturada, fazendo com que o investimento realizado seja cada vez mais assertivo, focando diretamente no seu potencial cliente.

Aí surge o conceito de persona! Onde você entende quem é o seu consumidor ideal consegue comunicar de forma mais clara e direta para ele.

É possível segmentar por:

  1. interesse;

  2. idade;

  3. sexo;

  4. região;

  5. cargo;

  6. status de relacionamento;

  7. estilo de vida;

  8. interesses;

  9. objetivos;

  10. dores;

  11. muito mais.

4. Permite um bom relacionamento com os clientes

O marketing digital quebra a ideia de que a comunicação entre empresa e cliente precisa ser unilateral. As plataformas online permitem que o cliente se comunique diretamente com a empresa, expressando seus problemas, sua opinião sobre a empresa e dando dicas de como melhorar o seu negócio.

Essa facilidade de comunicação ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes, tornando-os cada vez mais fidelizados e aumentando a lucratividade do seu negócio.

5. Permite a coleta de informações valiosas sobre o seu mercado

O inbound marketing também permite a coleta de informações valiosas sobre o seu mercado.

Se considerarmos o relacionamento e a mensuração de resultados, conseguiremos descobrir como o seu cliente se comporta online e como otimizar as ações para que eles sempre entrem em contato com a sua empresa como primeira opção na hora de efetivar uma compra.

Também é possível descobrir, junto ao consumidor, quais são as novas demandas do mercado e no que você precisa aprimorar seu negócio para garantir um diferencial competitivo e desbancar a concorrência.

Como investir em marketing digital?

Agora que você já sabe quais são os benefícios do marketing digital e a importância desse tipo de investimento para o seu negócio, é preciso aprender como investir em marketing digital.

Separamos os passos iniciais para que você dê start na sua estratégia online!

1. Tenha um site

É fundamental para a sua empresa criar um site disponível para a consulta dos clientes e potenciais clientes. Nessa página, você terá informações completas sobre seus produtos e serviços, além de endereço e telefone/e-mail para contato.

É preciso que essa página passe para os seus clientes muita confiança e credibilidade. Invista em informações claras e bem trabalhadas, além de conquistar selos de qualidade.

2. Tenha um blog

Criar um blog também é muito importante para o sucesso da sua empresa. Nele, você poderá compartilhar informações importantes sobre o seu mercado de atuação para educar os seus clientes.

Supondo que você é uma clínica e quer aumentar o número de pacientes. É preciso oferecer conteúdos que sejam iscas para atrair essas pessoas para a sua clínica. Por exemplo: conteúdos sobre saúde, bem estar, sintomas, tratamentos de doenças, etc.

Esses materiais ajudarão a sua empresa a ser encontrada em mecanismos de busca como Google, aumentando as chances de contato de pessoas interessadas com os seus produtos ou serviços oferecidos.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais também são muito importantes para a sua estratégia de marketing digital. Elas serão a sua ponte entre empresa e cliente, permitindo tanto que a sua empresa fale diretamente com o seu público, como que o seu público fale diretamente com a sua empresa.

Essas ferramentas são importantes para:

  1. aproximar a sua empresa dos clientes, fazendo com que eles sempre tenham as respostas necessárias;

  2. melhorar a imagem da sua empresa no mercado, uma vez que as redes sociais tendem a ser consultadas por potenciais clientes para descobrir como é a interação em caso de problemas e dificuldades;

  3. coleta de informações de mercado, uma vez que o contato direto com o cliente permite que você analise comportamentos e consiga entender cada vez mais os hábitos de consumo dos seus potenciais clientes.

4. Invista em estratégias de e-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing, assim como as redes sociais, auxiliam na melhora do relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Através desses investimentos, é possível divulgar conteúdos importantes sobre o seu mercado para os seus clientes, tirar dúvidas, realizar pesquisas de satisfação, promover novos produtos ou serviços e até conquistar promotores para a sua marca.

5. Faça anúncios

Também é necessário fazer alguns anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca. Esses anúncios divulgarão seus produtos e serviços para pessoas que realmente já possuem intenção de compra.

Os erros mais comuns no investimento em Marketing digital

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Por isso, agora que você já sabe como investir em marketing digital, é importante que você saiba também sobre como evitar os erros mais comuns cometidos pelas empresas.

1. Não mensurar os resultados

Um dos erros mais comuns é não mensurar os resultados das ações. A mensuração é um dos principais benefícios do marketing digital, e não pode ser ignorada.

Afinal, essa mensuração ajudará a otimizar os investimentos e melhorar os resultados.

2. Não fazer um estudo de palavras-chave

Todas as ações exigem um bom estudo de palavras-chave. Afinal, é preciso que você fale a mesma língua que o seu público – e isso significa saber quais são os termos mais relevantes utilizados por eles na hora de comunicar.

Não caia nessa! Existem ferramentas gratuitas para a pesquisa de palavras-chave. Elas ajudarão a entender melhor quais são os termos mais utilizados pelo seu público e a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

3. Se cadastrar em todas as redes sociais

Apesar das redes sociais serem muito importantes para a estratégia, é preciso ter cuidado na hora de se cadastrar.

Conheça o seu público e descubra onde ele está. Com essa informação em mãos, você saberá exatamente em quais redes sociais deve estar.

Investir em todas, sem essa distinção, pode significar prejuízo para a empresa.

4. Comprar lista de e-mails

A compra de lista de e-mails foi uma prática muito comum durante muito tempo. Hoje sabemos que não é interessante manter esse comportamento, pois pode gerar penalidade para a sua empresa, complicando as suas ações digitais.

Invista em ações de captação de leads para conquistar uma base de e-mails realmente interessante para o seu negócio. Esses leads serão pessoas que possuem interesse na sua área de atuação e, se forem bem trabalhados, podem gerar vendas para a sua empresa.

O marketing digital é muito promissor e pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, se feito corretamente!

Que tal continuar aprendendo sobre as estratégias digitais? Confira nosso conteúdo Soluções que não podem faltar para um Marketing realmente de Resultados e descubra como aumentar os números da sua empresa.

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