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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

O que há de novo no comportamento do consumidor na era online?

Desde que a internet se popularizou e os dispositivos eletrônicos se tornaram mais acessíveis, muita coisa mudou. Atualmente, os fotologs deram lugar ao Instagram. As salas de bate-papo estão nos aparelhos celulares de cada usuário. Todos os anos, diversas mídias surgem, enquanto outras deixam de existir. Sendo assim, tornou-se imprescindível acompanharmos essas mudanças para entendermos o comportamento do consumidor.

No marketing digital, quem não fica atento às tendências e deixa de monitorar o comportamento do seu público pode perder a relevância de uma hora para a outra. Os usuários precisam ter a melhor experiência, não apenas no estabelecimento comercial, mas em todos os canais de comunicação. Caso você não ofereça o que eles anseiam, sempre terá um concorrente disposto a fazê-lo.

Quer saber o que mudou na era on-line e como conquistar os novos consumidores por meio do marketing digital? Continue a leitura e confira!

Quais são as principais características dos novos consumidores?

São mais interativos

Uma das principais mudanças que a digitalização proporcionou foi permitir a interação dos consumidores com as marcas. Enquanto antes as empresas apenas veiculavam suas mensagens nas mídias e não tinham uma resposta imediata, hoje elas precisam dialogar com a audiência. As redes sociais são as principais plataformas utilizadas para esse propósito.

Fazem seus próprios horários

Outra peculiaridade da era pré-digital é que o público precisava se adequar aos horários dos veículos de comunicação. Caso você perdesse o seu programa favorito, não haveria o que fazer. Porém, após o surgimento das mídias digitais, como o YouTube, as pessoas tiveram a oportunidade de montar suas próprias grades de programação.

Buscam conteúdos segmentados

Quando as mídias físicas eram as únicas opções para consumirmos conteúdos diferentes daqueles apresentados pelos veículos de massa, tudo era mais difícil. Agora, com apenas alguns cliques, podemos consumir o que quisermos. Com isso, o público começou a se dissipar e a frequentar canais de nicho, como blogs, páginas sociais e sites de streaming.

Como se adequar ao comportamento do consumidor?

Monitore seus canais de comunicação

Antes de tudo, é preciso monitorar o comportamento do público-alvo para entregar a mensagem correta na mídia em que ele está. Para isso, você deve ir atrás não apenas das informações básicas, como idade e sexo, mas também dos seus interesses. Dessa forma, você consegue definir a sua persona e melhorar os seus resultados.

Crie um blog com conteúdos relevantes

Depois de conhecer a sua audiência, é hora de produzir conteúdos de qualidade para atrair cada vez mais pessoas. O blog é o canal ideal para criar artigos, infográficos e demais materiais ricos. Além de conquistar um público fiel e aumentar sua autoridade, você pode ganhar visibilidade ao ter seu conteúdo compartilhado.

Seja ativo nas redes sociais

Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais não servem apenas para anunciar seus produtos ou serviços, mas também para criar um bom relacionamento com os clientes e seguidores. Portanto, é necessário que você esteja sempre presente, respondendo as perguntas, puxando conversa e criando publicações que gerem engajamento com os usuários.

Adequar-se ao comportamento do consumidor sempre foi uma questão primordial às empresas. Porém, essa tarefa nem sempre foi simples, pois era preciso investir em pesquisas, esperar a reação do público aos anúncios comerciais, entre outras questões. Atualmente, temos diversas ferramentas digitais disponíveis para acompanharmos em tempo real os resultados. Assim, devemos utilizá-las em nosso benefício.

Quer saber mais sobre o comportamento do consumidor? Leia nosso próximo artigo e descubra o que é a jornada de compra do cliente!

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