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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Mudanças no algoritmo do Facebook: você sabe quais são?

Se você investe em marketing nas redes sociais e chegou até esse post, é possível imaginar que a notícia das mudanças no algoritmo do Facebook já tenha chegado na sua empresa. E é verdade. O anúncio foi feito nos primeiros dias de 2018 pelo velho conhecido de todos, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg.

A explicação para as alterações é simples: recentemente a rede social tem sofrido bastante com a diminuição do engajamento dos usuários. Ao mesmo tempo, temáticas negativas e conteúdo falso ganham mais audiência, enquanto crescem as reclamações das pessoas pelo excesso de publicações de empresas.

Preocupados com a experiência das pessoas, a solução encontrada por Zuckerberg e sua equipe foi promover mudanças no algoritmo do Facebook. Este post vem para explicar o que mudou e como isso impacta a sua empresa. Confira!

O que mudou?

Em linhas gerais o que muda é que a rede social vai passar a favorecer a exibição de posts de amigos, grupos e familiares, em detrimento do alcance de publicações de marcas, empresas e veículos de comunicação. A intenção do Facebook é que o produto deles ajude cada vez mais as pessoas a encontrarem conteúdo relevante e conexões sociais mais significativas.

Tecnicamente falando, se antes eles usavam as interações e reações das pessoas para determinar qual publicação seria exibida e em que altura do feed, agora o algoritmo tentará prever quais os posts com maiores chances de ganharem sua atenção e sua interação. Tudo isso, como falamos antes, priorizando amigos e família.

Qual o impacto das mudanças para empresas?

Se você já possui uma página e um trabalho de publicação de conteúdo, provavelmente você vai começar a ver alcance e engajamento diminuírem. Ou seja, isso significa que se sua empresa não produzir conteúdo realmente de qualidade será cada vez mais difícil ter seus posts exibidos nos feeds dos usuários.

A expectativa dos engenheiros da empresa é que, com isso, os produtores de conteúdo melhorem a qualidade dos seus trabalhos, tornando o aumento do engajamento uma consequência natural. A boa notícia é que existem outras alternativas para contornar as mudanças no algoritmo do Facebook. Nós separamos algumas delas abaixo.

O que fazer agora?

Faça posts patrocinados

Já não é novidade para ninguém que a rede social incentiva as marcas que investem nas publicações. Afinal de contas, é assim que eles geram receita. Daqui para frente, isso deve ganhar ainda mais força, com um crescimento no alcance orgânico das marcas que possuem estratégias consistentes de Facebook Ads.

Capriche no conteúdo

Como falamos acima, quem quiser contornar as alterações deve começar a pensar em priorizar apenas conteúdos realmente relevantes e que estimulem o diálogo entre as pessoas. Publicações que gerem interações significativas serão mais valorizadas pela nova versão do algoritmo.

Trabalhe com grupos

Uma ótima alternativa para garantir que o conteúdo atinja o público é trabalhar com a ferramenta de grupos do próprio Facebook. Em torno de um assunto de interesse para as pessoas é possível criar comunidades altamente engajadas e com usuários que escolheram fazer parte da rede.

Invista em outras estratégias

Por fim, a dica básica para quem investe em marketing digital: não dependa apenas de um canal de comunicação. Invista em outras estratégias, como blogs e e-mail marketing, além das outras redes sociais que podem fazer sentido para sua marca. Tudo vai depender do perfil do seu público-alvo.

Falando nisso, essa é a essência de uma estratégia de marketing digital completa e eficiente: estar presente onde o seu cliente está. Se trabalhar dessa forma, sempre será possível contornar situações como as mudanças no algoritmo do Facebook sobre as quais falamos aqui.

Mesmo com as mudanças, nós continuaremos publicando nossos conteúdos aqui do blog lá no Facebook. Quer recebê-los sempre no seu feed? Então curta nossa página e fique sempre por dentro de tudo o que publicamos!

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