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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Marketing Digital em 8 passos essenciais: ferramentas e ações

Aumentar a presença online é fundamental para a aquisição e fidelização de clientes. Hoje, é difícil encontrar alguém que discorde dessa afirmação. Pense, por exemplo, no quanto é estranho digitar o nome de uma empresa no Google e não encontrá-la em, pelo menos, uma rede social. No entanto, poucos fazem um planejamento de marketing digital — e deixam de usufruir de todo o potencial de uma estratégia bem elaborada.

É comum encontrarmos empresários se questionando sobre o melhor canal de comunicação para divulgar seus produtos ou sobre as ações que dão os maiores retornos. A verdade é que cada mídia tem suas particularidades e servem para diferentes propósitos. Da mesma maneira, cada ação atende a um objetivo diferente.

Quer conhecer os 8 passos essenciais para o seu planejamento de marketing digital? Continue lendo e confira!

1. Crie personas para o seu negócio

O primeiro passo para você começar a sua estratégia de marketing digital é criar uma persona. Trata-se de um personagem semifictício que retrata o seu cliente ideal. Afinal, é preciso ter em mente com quem você quer falar para empregar uma linguagem adequada e criar conteúdos relevantes.

2. Desenvolva um site institucional

Quer transmitir credibilidade ao público? Tenha um site institucional. Além de passar confiança, por meio do website é possível implementar diversas ferramentas que ajudam você a converter e fidelizar mais clientes.

3. Otimize o site para os motores de busca

Agora que você já criou o seu site, ele precisa ganhar visibilidade. Para isso, é preciso deixá-lo bem posicionado nas pesquisas dos mecanismos de busca, como o Google. Existem diversas práticas de SEO (Search Engine Optimization) que aumentam as suas chances de conquistar a primeira página dos buscadores. Apesar de ser uma estratégia que leva tempo para dar resultados, é imprescindível para gerar tráfego ao site.

4. Invista em links patrocinados

Outra forma de conquistar a primeira página do Google — e bem mais rápida — é investindo em links patrocinados do Google AdWords. Ao criar os seus anúncios na plataforma, você decide o orçamento da campanha. Então, cada vez que o usuário clica em seu link patrocinado é descontado um valor dos seus créditos. Assim que eles acabam, os anúncios deixam de aparecer.

5. Elabore conteúdos relevantes nas redes sociais

As redes sociais também dispõem de ferramentas para criação de anúncios patrocinados, como o Facebook Ads. A lógica é a mesma do AdWords, você cria seus anúncios, faz a segmentação e decide o orçamento. Entretanto, é aconselhável que você também crie conteúdos relevantes para o público. Afinal, ninguém aguenta uma empresa que só publica ofertas.

6. Esteja sempre presente

Além dos conteúdos relevantes, você deve marcar presença nas redes sociais constantemente. Como dissemos há pouco, os usuários não estão nessas mídias apenas para ver as suas ofertas, eles querem interagir com pessoas e marcas. Sendo assim, é preciso que você responda às perguntas, converse com os que comentarem em suas publicações, crie enquetes, entre outras ações.

7. Capture contatos para a sua estratégia de e-mail marketing

Você tem uma lista de e-mails dos seus clientes em potencial para trabalhar em sua estratégia? Se respondeu não, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade. Nesse caso, você pode utilizar a newsletter ou uma landing page para capturar os contatos. Assim, há mais chances de converter e fidelizar os clientes.

8. Monitore o desempenho dos seus canais online

Após aplicar as melhores práticas de marketing digital em seus canais, é necessário acompanhar os resultados para que se possa avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Ao mensurar todos os dados das suas ações, você consegue ver exatamente o retorno obtido. Desse modo, suas decisões são pautadas em números, não em achismos.

Percebeu como ter um planejamento de marketing digital pode potencializar seus resultados? Existem diversas ferramentas, canais e estratégias disponíveis e devemos utilizá-las para usufruir de todos os benefícios. Você pode até alcançar muitas pessoas com um anúncio nas redes sociais, mas se não contar com uma estratégia sólida, de nada adiantará.

Quer saber com mais detalhes como fazer um planejamento de marketing digital para o seu negócio? Entre em contato conosco!

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