top of page
  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Google Meu Negócio: realmente é uma ferramenta vantajosa?

Quem precisa ganhar visibilidade na internet está sempre procurando a melhor maneira para consegui-la. Nesse contexto, o Google Meu Negócio surgiu para suprir a necessidade das empresas de entrarem no radar do público-alvo. Porém, algumas pessoas têm dúvidas se essa ferramenta é a opção certa.

Para resolver essa questão, é preciso entender suas características e avaliar as vantagens. Portanto, resolvemos elaborar este artigo e explicar seus benefícios e suas funcionalidades.

Quer saber se o Google Meu Negócio é a ferramenta ideal para o seu negócio? Continue lendo e confira!

O que é o Google Meu Negócio?

Basicamente é uma ferramenta para colocar a sua empresa no mecanismo de busca do Google. Além dos tradicionais resultados exibidos na página, o negócio fica visível no Google Maps e no Google+.

Seu estabelecimento será exposto assim que o usuário pesquisar pelo nome da sua empresa ou por palavras relacionadas ao seu segmento. Se você vende móveis, por exemplo, quando alguém pesquisar por “lojas de móveis”, sua ficha aparecerá nos resultados.

O Google Meu Negócio é excelente para comércios locais, pois ele dá prioridade aos estabelecimentos mais próximos de quem está fazendo a busca.

Como se cadastrar?

O cadastro na plataforma é simples, rápido e gratuito. Basta entrar no site do Google Meu Negócio e preencher alguns dados. Em questão de minutos você terá a sua ficha completa, pronta para aparecer nos resultados do Google.

Entre os dados que você pode inserir estão:

  1. nome da empresa;

  2. região;

  3. endereço;

  4. telefone comercial;

  5. segmento;

  6. site.

No entanto, você só poderá editar e disponibilizar seu perfil ao público após enviar um código de confirmação para o Google. Esse código chega ao endereço informado via Correios.

Ainda é possível inserir fotos da empresa e o horário de funcionamento. Dessa forma, você permite que a pessoa conheça mais sobre a sua empresa e atrai a atenção dela com as imagens.

É importante manter sempre o perfil atualizado e fazer uma descrição atraente sobre o seu negócio.

Quais são os benefícios?

Destaque

O Google dá bastante destaque às empresas cadastradas no Google Meu Negócio. Seu perfil aparece em uma caixa grande com os principais dados em evidência. Resumindo: você será encontrado facilmente.

Comodidade aos clientes

Além dessa ferramenta informar a sua localização exata, o cliente pode ligar para o telefone da empresa dentro do próprio Google caso esteja utilizando um smartphone. É necessário apenas clicar no número para fazer a ligação.

Mensuração

Você também pode monitorar as visualizações, os cliques, as chamadas recebidas e as rotas feitas pelas pessoas. Sendo assim, é possível saber os resultados que o Google Meu Negócio está proporcionando.

Testemunhos

O público que conhece o local pode avaliar e fazer comentários sobre a empresa na plataforma. As estrelas que aparecem na avaliação são excelentes para dar ainda mais destaque ao seu negócio. Caso o seu trabalho seja benfeito, as pessoas farão a divulgação por você.

Custo

Ao se cadastrar você tem a certeza de que não terá prejuízo, pois nenhum valor é cobrado. Então, não custa nada (literalmente) fazer o teste e avaliar os benefícios na prática!

Portanto, utilizar o Google Meu Negócio é ideal para todas as empresas. Investir no marketing digital já se mostrou uma das maneiras mais eficazes de conseguir novos clientes. Com essa ferramenta você vai usufruir alguns desses privilégios sem nenhum investimento.

Achou este artigo útil? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem as vantagens do Google Meu Negócio!

4 visualizações0 comentário
bottom of page