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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Feedback social: como as redes sociais deram voz ao consumidor?

As redes sociais mudaram diversos aspectos da vida em sociedade. Além de aproximar as pessoas e tornar mais fácil o acesso a conteúdos, também tornaram mais fácil o contato com as empresas. Essas, por sua vez, podem tirar muito proveito do que chamamos de feedback social.

O termo é usado para se referir ao costume das pessoas de interagir com as empresas e de falar sobre elas nas redes sociais. As plataformas se transformaram em meios válidos para os consumidores mandarem críticas, reclamações, sugestões, elogios e o que mais sentirem vontade.

As empresas mais estratégicas conseguem aproveitar esse feedback social para se manter em um caminho de sucesso constante. Afinal, as percepções da audiência são altamente valiosas para planejar suas ações. Antes das redes sociais, era muito mais difícil obter esse retorno.

Qual a importância do feedback social para a marca?

Com cada vez mais concorrência em diversos segmentos, as empresas precisam encontrar novas formas de alinhar suas ações e abordagens com as expectativas do público que pretendem atingir. Isso não é tão fácil assim, já que exige muita pesquisa e pensamento estratégico para acertar.

Você pode encontrar no feedback social um atalho para tal tarefa. Basta criar mecanismos e processos focados em monitorar o que é dito a respeito de sua empresa nas redes sociais. Como as pessoas se acostumaram a usar tais plataformas com essa finalidade, é só dedicar a elas os esforços adequados.

A partir do feedback social, é possível detectar eventuais problemas em seus produtos ou na imagem de sua empresa, ter novas ideias para decisões de negócios ou até mesmo captar insights para futuras ações. Então, é preciso ter olhar estratégico para enxergar as possibilidades nas interações do público.

Como aproveitar ao máximo o feedback social?

Incluir o feedback social nos processos de sua empresa depende da criação de uma estratégia de monitoramento eficaz. É necessário capacitar a equipe para captar as interações nas redes sociais e pensar em função delas, além de contratar ferramentas que possibilitem uma otimização de tempo para obter retornos.

Sua empresa deve estar aberta às críticas e às sugestões dos clientes. Muitos negócios falham porque insistem em não ouvir o que o público está dizendo. Além de contar com os meios adequados para obter o feedback social, tenha também a mente aberta para enxergar de que formas utilizá-lo. Isso pode te ajudar a melhorar diferentes aspectos de sua empresa.

Por fim, é essencial que todo o conteúdo gerado nas redes sociais seja devidamente documentado. O feedback social de hoje pode permanecer relevante daqui a um ano, por exemplo, mas somente poderá ser utilizado se for de fácil acesso. Você pode elaborar relatórios focados nos retornos coletados e deixá-los disponíveis para a equipe.

É a hora de rever suas estratégias?

Agora que você já conhece o verdadeiro valor do feedback social, chegou o momento adequado para reavaliar como você o utiliza em suas ações. Fortaleça os meios pelos quais seu público interage com sua empresa e certifique-se de documentar corretamente todos os retornos que você recebe. Essas informações são extremamente valiosas e podem apontar caminhos promissores para seguir.

Nem sempre o feedback social virá na forma de elogios ou sugestões. Veja aqui no blog como lidar com comentários negativos em sua gestão de redes sociais.

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