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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Conheça o poder das redes sociais na experiência do consumidor

O consumidor de hoje é diferente daquele que existia anos atrás. Com a mudança das formas de fazer negócio — e desse perfil de público —, as empresas precisam encontrar caminhos inéditos para encantá-lo para obter sucesso. Por isso, o foco deve estar concentrado em uma boa experiência do consumidor.

Oferecer apenas o produto que seu cliente está procurando não basta: pessoas querem se encantar ao ter contato com elas. Senão, existem diversos motivos para seguirem para a concorrência e não voltarem mais. A experiência do consumidor é o caminho para fidelizá-lo.

As redes sociais podem ser grandes aliadas em sua estratégia para focar em experiência do consumidor. Veja, a seguir, as principais maneiras de usar as redes sociais para melhorar a experiência do consumidor:

Escute seu público

O seu próprio consumidor diz muito sobre o que ele espera e deseja da sua marca. Para que seja possível atuar de maneira alinhada às expectativas dele, você precisa ouvir. Além disso, deve também ter os meios adequados para conseguir esses feedbacks.

Use a força das redes sociais para isso ao monitorar as menções à sua empresa e produtos. Depois, implemente as mudanças necessárias para agradar a essas pessoas. E nunca deixe de respondê-las, certo?

Crie conteúdo relevante

O seu público vai se sentir mais motivado a interagir com a sua marca se ela oferecer algo de valor a ele. Isso pode ser feito em forma de conteúdo relevante, que leva em conta as necessidades dessas pessoas e as ajuda no dia a dia.

A experiência do consumidor será superior a partir do ponto em que ele passar a ver a sua empresa como uma parceira — e até como uma referência ou autoridade em sua respectiva área de atuação.

Monitore outros players

Além de implementar as melhores estratégias focadas em experiência do consumidor, você precisa estar por dentro do que os seus concorrentes estão fazendo.

Procure acompanhar também novidades de fora do seu mercado, já que muitas iniciativas podem ser adaptadas às suas necessidades. É essencial se atualizar em relação ao que é tendência quando o assunto é contato com o público — então pequise e estude bastante.

Incentive o engajamento

Cada conteúdo veiculado pela sua empresa precisa ter um bom potencial de engajamento para que a experiência do consumidor seja melhor. Uma ótima forma de conseguir isso é fazendo perguntas.

As pessoas são naturalmente incentivadas a interagir no meio digital quando são pedidas opiniões. Faça com que seu público se sinta ouvido, converse e troque com ele e aproveite os benefícios para a experiência do consumidor.

Uma boa experiência do consumidor será essencial para a sua empresa alcançar resultados cada vez melhores em suas campanhas.

Lembre-se de que a concorrência não oferece tréguas e somente se destacam no mercado aquelas marcas que realmente conseguem encantar seus clientes e transformá-los em fãs. Elabore um planejamento robusto e comece o quanto antes.

Quer ficar por dentro de mais dicas incríveis como essas? Basta seguir os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

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