Quando você anuncia no ambiente on-line, consegue obter dados precisos sobre o desempenho das campanhas. Sendo assim, é possível tomar decisões baseadas nos resultados coletados e evitar surpresas futuras. O ROI em marketing digital faz parte das métricas essenciais para os anunciantes otimizarem a verba investida.
Com tantas ferramentas e plataformas digitais que temos à disposição, atualmente, empresas de qualquer porte conseguem ter retorno investindo em ações on-line. Em grande parte dos casos, é possível começar com um orçamento mínimo — o que traz pouco prejuízo caso a campanha não tenha um bom desempenho —, examinar o rendimento e melhorar o processo.
Quer conhecer as melhores práticas para aumentar o seu ROI e entender a importância em contar com a ajuda de uma agência digital? Continue lendo e confira!
Como aumentar o ROI em marketing digital?
Segmente seus anúncios
Se você quer que as suas ações apresentem o melhor retorno possível, é preciso atingir as pessoas certas. De nada adianta aumentar a visibilidade, mas ser ignorado pela audiência. Portanto, ao criar suas campanhas, não tenha medo de ser específico em sua segmentação. Afinal, cada clique ou visualização que os seus anúncios recebem tem um custo.
Descubra onde está o seu público
Além de filtrar as pessoas que recebem as suas mensagens, é preciso escolher os canais em que elas estão. Você sabe, por exemplo, quais são as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo? Descobrir a resposta para essa pergunta evita que você empregue esforços desnecessários.
Direcione os usuários para as landing pages
As landing pages, também conhecidas como páginas de conversão, costumam ser simples e objetivas. O papel delas é converter um usuário em lead ou cliente, ou seja, são excelentes destinos para você encaminhar o público. Então, em vez de colocar o link da home do seu site nas campanhas de links patrocinados, utilize as landing pages.
Faça testes A/B
O teste A/B consiste em criar duas versões semelhantes de um post, anúncio ou página, mudando apenas um elemento entre elas, para verificar qual teve o melhor desempenho. Em sua landing page, por exemplo, você pode incluir um vídeo em uma delas, dividir o tráfego para ambas e, após certo período, apurar qual converteu mais.
Como uma agência pode ajudar?
Ferramentas avançadas
Existem diversas ferramentas que são gratuitas e fundamentais para nossas ações de marketing digital, como o Google Analytics. No entanto, há vários programas pagos no mercado que conseguem realizar tarefas específicas e impactam positivamente nos resultados.
Nem sempre é viável, para as empresas, pagar uma alta mensalidade para usufruir dessas ferramentas. Já uma agência de marketing digital costuma atender muitos clientes, dessa forma, o custo para ter acesso a esses recursos se torna vantajoso.
Profissionais especializados
Outro fator que encarece os custos com o marketing digital das empresas é a contratação de funcionários especializados em diversas áreas. Como sabemos, para criar ações eficazes, é preciso ter analistas de redes sociais, redatores, designers, programadores, entre outros. Ao terceirizar esse serviço, será necessário apenas de alguém para acompanhar e avaliar os resultados.
Experiência
O sucesso é obtido na base de tentativas e erros. Por mais que você estude as melhores práticas do mercado, sempre surgirão questões que nos colocam em apuros. Quando você conta com uma agência que tem experiência com marketing digital, as chances de erros diminuem e, assim, o seu investimento apresenta um retorno maior.
Portanto, para aumentar o ROI em marketing digital é preciso planejamento e uma equipe qualificada. Quando esse KPI é ignorado, a verba da empresa é mal aplicada e os resultados ficam estagnados. Logo, é imprescindível usufruir das tecnologias digitais para analisar os dados constantemente e ajustar suas ações.
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