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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Como o marketing de conteúdo ajuda a alavancar um negócio?

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para tornar a sua empresa conhecida na internet. Esse modelo de marketing surgiu para se adequar à nova postura do consumidor, que está a cada dia mais exigente e munido de uma diversidade de informações.

No post de hoje, vamos explicar o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo no seu negócio. Confira!

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Apesar de parecer uma estratégia relativamente nova, o marketing de conteúdo surgiu antes mesmo da internet.

Um grande exemplo é a montadora de máquinas rurais John Deere, que, em 1985, começou a publicar periódicos com dicas dedicadas exclusivamente à atividade agrícola. A estratégia foi tão bem recebida pelos clientes que a revista é produzida até hoje.

Hoje, o marketing de conteúdo tem como objetivo a aproximação da empresa com seu público por meio da publicação de conteúdos relevantes e valiosos na internet. Tais conteúdos devem ser capazes de atrair, educar, cativar e converter esses leitores em clientes.

Em outras palavras, a estratégia transforma a empresa em uma fonte de informação e comunicação direta com os consumidores por meio de conteúdos de qualidade. As publicações podem ser em formatos variados, como:

  1. posts ou textos;

  2. webinars;

  3. infográficos;

  4. e-books;

  5. vídeos;

  6. podcasts.

Quais as principais vantagens do marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo, executado de maneira estruturada e bem alinhada às metas do negócio, traz muitas vantagens e bons resultados para a empresa. Com ele, a sua empresa:

  1. torna-se referência em determinados assuntos e ganha a confiança dos clientes;

  2. aumenta o reconhecimento de marca e fortalece a presença online;

  3. atrai tráfego qualificado para o website ou blog, guiando essas leads em todas as etapas do funil de vendas até a conversão;

  4. lida com menores custos de investimentos em relação às mídias tradicionais;

  5. possui durabilidade do conteúdo, ou seja, quanto maior for o tempo em que o conteúdo estiver postado, mais pessoas o visualizarão;

  6. mensura os resultados, pois é possível saber qual foi o canal mais relevante, qual o material que está levando a mais conversões e qual o assunto em que o público se interessa mais.

Como posso implementá-lo na minha empresa?

O marketing de conteúdo vai muito além de simplesmente escrever textos e publicar no blog ou nas redes sociais.

É preciso planejar e saber claramente quais são os resultados almejados — como o aumento do reconhecimento de marca, a geração de leads ou o aumento das vendas.

Na hora de implantar esse modelo de marketing, é importante observar:

  1. o público-alvo e as personas que se deseja alcançar;

  2. as necessidades do mercado e como a sua empresa pode ajudar esses clientes;

  3. a estratégia de conteúdo, juntamente ao calendário editorial e a temas que mais se adequam à persona. É importante manter periodicidade nas publicações;

  4. a otimização para os mecanismos de buscas (SEO);

  5. a experiência do usuário, pois é importante entregar ao visitante um website responsivo, em especial para dispositivos móveis.

Por fim, quando alguma pessoa tem dúvidas sobre produtos e serviços, onde ela busca informações? Exatamente, na internet! Portanto, ninguém melhor do que a sua empresa para responder às dúvidas do público, tornando o marketing de conteúdo a ferramenta ideal para esse propósito.

Diante desse potencial de interação com os clientes e a geração de ótimos resultados, é essencial a contratação de uma agência de publicidade especializada em marketing digital.

Será possível garantir o sucesso da estratégia com a assessoria de profissionais experientes para a elaboração do planejamento e a execução da melhor forma possível.

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