Marcelo Dibá
13 de nov de 20173 min
Uma das maiores preocupações dos anunciantes que embarcam no marketing digital é gerar reconhecimento de marca. Entre diversos anúncios espalhados pela web, ganhar notoriedade realmente não é uma das tarefas mais fáceis. No entanto, há algumas maneiras para você se destacar dos demais — e investir em anúncios Rich Media é uma delas.
É claro que a execução conta bastante, pois apenas estar inserido nas mídias digitais não é o suficiente. Aqueles anúncios que saltam aos olhos só podem ser elaborados por profissionais experientes, ainda mais quando há um alto grau de complexidade na sua criação.
Quer saber o que são os anúncios Rich Media e quais são seus benefícios? Então continue a leitura deste post!
São anúncios interativos que rodam em diversos formatos: HTML, flash ou vídeo. Ao contrário dos anúncios gráficos ou de texto, o Rich Media possibilita que o usuário assista a um vídeo, jogue algum game, clique em ícones, entre outras atividades. Eles são exibidos em sites segmentados, participantes da Rede de Display do Google AdSense.
Não é novidade para ninguém que os vídeos estão em alta: basta observar as redes sociais para notar que elas estão repletas de conteúdos audiovisuais. A evolução das plataformas de streaming como o YouTube e a popularização da internet banda larga são algumas das explicações para esse fenômeno. Sendo assim, apostar nesse formato se tornou uma ótima escolha.
Primeiramente, para veicular seus anúncios Rich Media é necessário se cadastrar no Google AdWords e optar pela Rede de Displays. Devido à complexidade para elaborar esses materiais foi criada uma ferramenta própria do Google chamada DoubleClick Studio. Por meio dela o processo de criação é agilizado e facilitado.
Após todo o desenvolvimento, seu anúncio passa por uma revisão e, caso seja aprovado, está pronto para ser exibido em sites que aceitam esse formato. A cobrança é feita a cada clique realizado pelo usuário. Ao utilizar a ferramenta DoubleClick Studio você se depara com três opções:
criar o anúncio e fazer o upload para que seja feita a revisão de qualidade;
trabalhar com um parceiro certificado pela DoubleClick no desenvolvimento, na pós-produção e no controle de qualidade;
ser certificado pela DoubleClick Studio e conduzir o próprio controle de qualidade.
Essa é a principal marca dos anúncios Rich Media. Com a chegada da era digital, os usuários puderam interagir com as marcas de um modo nunca visto. Assim, o relacionamento com o consumidor passou a ser fundamental para uma campanha de marketing bem-sucedida. Se você quer engajamento e proximidade, esse formato atende bem às suas necessidades.
Tanto a Rede de Display quanto os links patrocinados do Google AdWords permitem que você segmente sua campanha para atingir apenas um público qualificado. Dessa forma seu retorno sobre o investimento é otimizado.
Todos os dias, somos expostos a uma enxurrada de anúncios em diversas mídias. Logo, para se destacar é preciso fazer o que poucos fazem. Os anúncios interativos são excelentes para prender a atenção da audiência — sejam banners flutuantes, expansíveis, vídeos ou qualquer outra modalidade Rich Media.
Como você pode perceber, os anúncios Rich Media são ideais para a estratégia de branding da sua empresa. Além disso, é possível aumentar o tráfego do seu site por meio dos cliques gerados, mas para que a execução gere bons resultados é essencial contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing digital.
Gostou de saber um pouco mais sobre os anúncios Rich Media? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!