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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

7 ferramentas para monitorar redes sociais: conheça as melhores

Quais ferramentas você utiliza para monitorar redes sociais? Trata-se de um trabalho bastante importante, que precisa fazer parte da rotina da sua empresa se você deseja obter resultados cada vez melhores. Plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, entre outras, oferecem ótimas oportunidades para saber o que está sendo dito sobre sua marca e seus produtos. A partir dessas menções, é possível iniciar interações com as pessoas e até conquistar vendas.

Para que isso aconteça, você precisa de boas ferramentas que sejam capazes de captar essas ocorrências de maneira rápida e eficaz. Felizmente, existem algumas alternativas de alta qualidade para escolher. Veja a seguir 7 ferramentas para monitorar redes sociais da sua marca:

1. Agorapulse

Com essa ferramenta, você conseguirá monitorar redes sociais, agendar e publicar conteúdo, interagir com seu público e até gerar relatórios completos de audiência. O Agorapulse permite o uso de múltiplos perfis em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. A ferramenta conta com planos pagos, não tendo modo gratuito.

2. Quintly

Ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo é essencial para o sucesso das suas estratégias. Todo o foco do Quintly gira em torno de comparar seus resultados com outros perfis escolhidos por você. Assim, você consegue analisar seus números sob o contexto de concorrentes. O Quintly é pago, mas oferece um teste grátis.

3. Hootsuite

Um dos diferenciais do Hootsuite para monitorar redes sociais está em sua interface. Por ser dividida em colunas, permite que você visualize, em seu fluxo normal, diversos monitoramentos diferentes de uma só vez, em plataformas como Facebook, Twitter e Google+, entre outras. O Hootsuite conta com planos pagos, mas também pode ser usado gratuitamente.


4. Scup

Considerada uma referência entre as ferramentas de monitorar redes sociais, o Scup permite que você crie uma lista de termos a serem buscados nas principais plataformas da atualidade, em sites e blogs. Você consegue iniciar interações com o público a partir dessas ocorrências, e pode classificá-las como positivas ou negativas. O Scup oferece planos pagos, não tendo modo gratuito.

5. Supermetrics

Uma ferramenta diferente das demais, o Supermetrics é uma extensão que funciona dentro do Google Drive. Sua função é captar seus dados de monitoramento de redes sociais para que você possa utilizá-los em planilhas inteligentes. É uma ótima forma de monitorar todos os seus indicadores em um único lugar com facilidade e compartilhar as informações com quem quiser. O Supermetrics é uma ferramenta paga.

6. OpSocial

Além de contar com um robusto sistema de monitoramento de redes sociais, o OpSocial também traz uma seção voltada para os seus resultados de audiência e engajamento. É possível gerar relatórios completos, e fáceis de entender, que mostram o cenário em que se encontra a sua marca. O OpSocial é pago e não tem plano gratuito.

7. Facebook, Twitter e Instagram: ferramentas Analytics

As principais redes sociais da atualidade contam com ferramentas de monitoramento gratuitas à sua disposição. Como alternativa a recursos pagos, você pode experimentar essas possibilidades para conferir se atendem às suas necessidades. Toda página no Facebook tem acesso à seção de Insights, assim como ocorre no Twitter e no Instagram. As ferramentas Analytics para Facebook, Twitter e Instagram são gratuitas.

Agora você já conhece um bom volume de ferramentas para monitorar redes sociais. Atuação estratégica e monitoramento eficaz formam o caminho para o sucesso da sua marca e para sua atualização no mercado. Com as informações obtidas por meio dessas ferramentas, você conseguirá tomar decisões melhores e reforçar o aprendizado sobre o perfil do seu público.

Que tal saber mais sobre atuação nas redes sociais? Baixe o nosso e-book gratuito: O Guia do Marketing no Facebook.

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