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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Top 5 dicas para escolher as palavras-chave do seu site

Escolher as palavras-chave do site de uma empresa é tarefa indispensável para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital.

Esses termos são como o elo que conecta o site da sua empresa com os usuários na internet: sem as expressões corretas, o tráfego da página da empresa será menor e os resultados da estratégia não serão sentidos.

No post de hoje, mostraremos as 5 melhores dicas para você não errar na hora de escolher as palavras-chave do site da sua empresa. Acompanhe!

1. Seja específico nas palavras-chave do site

Uma das maneiras de fazer com que o conteúdo do seu site tenha um melhor posicionamento no Google é selecionar palavras-chave que sejam específicas. Afinal, um termo muito amplo, além de ter uma concorrência maior, ainda pode atrair visitantes que não estejam procurando exatamente pelo que o seu conteúdo oferece.

Por exemplo: imagine uma empresa que produza bancos e cadeiras. Ao utilizar a palavra-chave “melhor banco” ou “banco confiável”, a empresa pode atrair visitantes que procuram por informações sobre instituições financeiras.

Quando isso acontece, o usuário automaticamente sai do site, o que contribui para a taxa de rejeição subir. Por sua vez, um site com taxa de rejeição alta é punido pelos motores de busca.

Portanto, não tenha medo de escolher palavras-chave específicas. São elas que vão atrair o público que você procura e garantir um melhor posicionamento no Google.

2. Escolha palavras-chave complementares

O especialista em SEO Seth Godin escreveu em seu blog que os motores de busca favorecem as páginas que utilizam o “Método do Gotejamento”. Segundo ele, os sites precisam publicar conteúdo regularmente sobre as palavras-chave que desejam ranquear na rede, levando tempo e frequência para chegar ao topo.

Para isso, os responsáveis pelo site precisam escolher “palavras-chave satélite”, que orbitam ao redor das keywords principais.

Por exemplo: imagine uma empresa que venda mochilas. Ela pode escolher uma palavra-chave principal como “mochila escolar” e depois determinar vários termos satélites, como “volta às aulas”, “mochilas para estudantes” e “mochila resistente”.

Cada vez que um artigo sobre uma palavra-chave complementar for escrito, o ideal é linkar o conteúdo com o termo principal para fortalecê-lo e mostrar para os motores de busca que aquele site é especializado no assunto.

3. Pense como o seu consumidor pensaria

Os melhores professores para quem trabalha com o marketing de alguma empresa são os clientes. É o feedback dos consumidores que vai mostrar o que funciona e o que não funciona para uma companhia ou para empresas concorrentes.

Por isso é importante se colocar no lugar do cliente para poder escolher as melhores keywords para o seu produto ou serviço. O pensamento correto é: “como o meu consumidor chega até mim?”.

Sabendo a resposta para esse questionamento, os melhores termos e as palavras-chave adequadas para localizar o site da sua empresa na rede deverão surgir sem dificuldades.

4. Não tenha medo de pensar localmente

Uma boa dica para estabelecer as melhores palavras-chave do site da sua empresa é pensar localmente.

Essa dica é especialmente útil para empresas que atuam no mercado B2C. Até mesmo empresas de nível nacional não devem ter medo de pensar localmente, procurando gerenciar suas palavras-chave em níveis regionais.

Certos produtos ou modos de se expressar são únicos de cada região e a empresa pode ganhar muito tráfego se produzir diferentes conteúdos pensando em termos regionalizados em vez de só ter a cabeça focada em âmbito nacional.

5. Confie nos números e não no instinto

Escolher as palavras-chave do site da sua empresa envolve também remover termos e keywords que não funcionam.

No processo de planejamento das palavras-chave podem surgir dezenas de termos possíveis para o site da empresa, mas nem todos eles serão realmente úteis e darão resultados substanciais em termos de audiência.

Para selecionar as melhores palavras-chave conte com os números e não com o instinto: use ferramentas como o SEMrush ou o Keyword Planner para descobrir quais palavras-chave possuem maior volume de tráfego e realize testes e análises para ver quais possuem melhor desempenho no site da sua empresa.

Seguindo essas dicas, ficará bem mais fácil escolher as palavras-chave do site da sua empresa. Agora que você já sabe disso, que tal continuar aprendendo sobre as principais estratégias de marketing digital? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

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