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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

SEO e SEM: entenda a real diferença entre os termos

SEO e SEM podem ser conceitos difíceis de se compreender — e principalmente de diferenciar. Afinal, existe mesmo alguma diferença entre eles?

Ambos os termos são utilizados de forma confusa, referindo-se um ao outro, e isso torna tudo ainda mais difícil. Para o tomador de decisão, é importante entender esses termos e qual é a diferença entre eles.

Neste post vamos auxiliar você a esclarecer esse assunto, que ainda é uma dúvida para muita gente. Confira!

O que é Search Engine Optimization (SEO)?

SEO é essencialmente um componente de uma categoria maior, o SEM. De acordo com o Google, SEO é o processo de maximizar o número de visitantes de um site ao garantir que esse site está no topo da lista de resultados do mecanismo de buscas de forma orgânica.

A forma como o SEO é realizada muda constantemente, seguindo as muitas alterações feitas ao algoritmo de classificação de páginas do Google, mas existe um aspecto que permanece constante: o Google quer que o usuário tenha a melhor experiência, e os primeiros resultados têm como objetivo corresponder e fazer sentido com o que foi pesquisado.

O SEO envolve uma série de técnicas como posicionamento de palavras-chave, produção de conteúdos de qualidade, utilização de vídeos e outros artifícios para manter o usuário por mais tempo no site, construção de link building e reputação de página, entre outras ações igualmente importantes.

O que é o Search Engine Marketing (SEM)?

A definição que a Wikipédia dá para esse termo é: “uma forma de marketing na internet que envolve a promoção de websites para crescer a visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de buscas por meio da promoção e propaganda”. Dessa forma, podemos dizer que o SEM envolve técnicas de SEO, assim como outras táticas de marketing.

Qual é a principal diferença entre SEO e SEM?

A grande diferença entre o SEO e SEM é que o SEO, na verdade, é um dos componentes do SEM. Como mencionado anteriormente, SEM também envolve anúncios pagos no Google AdWords, por exemplo, e em outras mídias, como o Facebook.

Contudo, é importante não utilizar esses termos sem restrição. Apesar de trabalharem lado a lado, SEO e SEM não são a mesma coisa.

Qual tática de marketing é mais eficiente?

Muitos gestores de marketing e tomadores de decisão debatem se existe alguma predominância entre SEO e SEM. Nossa experiência com marketing digital permite concluir que uma boa estratégia de sucesso exige um SEO benfeito, em conjunto com outras alternativas como anúncios pagos, o que no final acaba constituindo o SEM.

Adicionalmente, existem situações em que AdWords faz mais sentido do que o SEO. Por exemplo, se você está lançando um site pela primeira vez, é uma excelente ideia contar com uma campanha de AdWords, pois os resultados ocorrem em curto prazo. Contudo, seria insensato ater-se somente a isso, sem considerar o SEO para manter os resultados no médio e no longo prazos.

Para definir a melhor tática é importante entender as necessidades do negócio, mas fique atento para entender as diferenças entre as estratégias e conseguir resultados em curto, médio e longo prazos.

Conseguiu entender um pouco mais sobre SEO e SEM? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

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