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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Quero investir em Marketing Digital: por onde começar?

As mudanças no comportamento do consumidor e a crescente procura pelo mercado digital mudaram a realidade das empresas. Hoje, um negócio que não possui presença online torna-se invisível para uma considerável parcela do mercado, realidade que tem levado as empresas a investir cada vez mais em Marketing Digital.

Você tem dúvidas sobre a hora de começar a investir nessa estratégia? No post de hoje, listamos 5 passos para quem deseja começar a investir em Marketing Digital para tornar sua empresa sólida e rentável na internet. Confira!

1. Analise o mercado

Analisar e conhecer o mercado é, sem sombra de dúvidas, a parte mais importante no momento de começar a investir em Marketing Digital.

A análise de mercado é o ponto chave para o sucesso de qualquer empresa, pois permite saber quais estratégias precisam ser adotadas e como o plano de ação deve ser executado.

Essa análise pode ser feita por meio de pesquisas junto aos clientes da empresa, analisando o perfil sócio econômico dos clientes, investigando o cenário econômico do nicho de atuação, entre outros.

Ainda nesse contexto, também é preciso conhecer:

A persona

Definir a persona é importante para entender o comportamento do público. A persona é um modelo semi-fictício do seu cliente ideal, ou seja, o interlocutor para quem você direcionará todas as suas ações.

Para criar campanhas e conteúdos relevantes, que realmente impactarão seus potenciais clientes de forma positiva na internet, pesquise as principais características dos seus clientes, como idade, gênero, área de atuação, dores e necessidades.

As principais tendências no Marketing Digital

Utilizar as principais tendências enquanto elas ainda são novidades no mercado é uma ótima estratégia para as empresas que desejam estar à frente dos concorrentes. Atualmente, as principais tendências no Marketing Digital são:

  1. Big Data;

  2. realidade virtual;

  3. inteligência artificial;

  4. automação de marketing;

  5. conteúdos inteligentes em mídias Out of Home.

2. Construa a presença online

Construir a presença online vai muito além de simplesmente criar um website e uma página no Facebook.

Para realmente conquistar um lugar no meio digital, é preciso investir na produção de compartilhamento de conteúdos ricos e de qualidade, interagir com o público de maneira efetiva e investir na experiência do usuário no website — ou seja, disponibilizando uma página com carregamento rápido e com layout responsivo.

Atualmente, também é possível impulsionar a presença online por meio de links patrocinados, como:

  1. Google AdWords;

  2. Facebook Ads;

  3. Instagram Ads.

3. Aperfeiçoe o SEO

Já reparou como é raro passar da primeira página de resultados ao fazer uma pesquisa em um buscador? Por esse motivo, o Google e outros mecanismos de busca procuram entregar os melhores resultados possíveis logo nas primeiras posições.

Hoje, é praticamente impossível alcançar o sucesso nas estratégias de Marketing Digital sem otimizar o website e o conteúdo para os mecanismos de busca. Nesse sentido, o SEO permite um melhor ranqueamento e posicionamento do seu website nas pesquisas orgânicas, tornando-se fundamental para as suas ações online.

Para um melhor posicionamento do website, o Google leva em consideração principalmente:

  1. relevância do conteúdo;

  2. palavras-chave;

  3. experiência do usuário;

  4. página com código fonte limpo.

4. Produza conteúdos relevantes

No momento de colocar suas ações de Marketing Digital em prática, a estratégia de Inbound Marketing é ideal para a geração de leads qualificados.

No Inbound Marketing, a melhor forma de atrair os potenciais clientes é por meio da publicação de conteúdos ricos e relevantes, que eduquem e cativem o público. Os materiais publicados podem ser em forma de:

  1. posts ou textos;

  2. vídeos no YouTube;

  3. e-books;

  4. webinar;

  5. podcast.

Por meio do compartilhamento desses materiais na internet, você conseguirá atrair e guiar o potencial cliente por todas as etapas do funil de vendas, de modo que este lead se torne, de fato, em cliente.

5. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são ótimas impulsionadoras da presença online da empresas, pois são uma das principais formas de contato do cliente com o lado humanizado da sua marca.

Em outras palavras, elas permitem uma maior interação com público e possibilitam o compartilhamento mais rápido do conteúdo. Por isso, é importante investir no profissionalismo e na identidade visual dos seus perfis corporativos.

Apesar de ser um longo processo a ser seguido, as estratégias de Inbound Marketing são essenciais para tornar o seu negócio competitivo.

Se você não se sente seguro para colocar todos esses passos em prática, não hesite em contratar uma agência especializada em Marketing Digital. Dessa forma, você poderá contar com profissionais capazes de auxiliar e assessorar a sua empresa no planejamento e na execução das melhores estratégias para sua empresa!

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