Em momentos de crise, atingir bons resultados com as vendas pode ser um desafio de tirar o sono para muitos gestores. Ainda mais quando se percebe a complexidade do processo que separa o primeiro contato do consumidor com a compra efetiva. Há uma solução, no entanto, para simplificar e reduzir esse processo: a retenção de clientes.
Conhecida entre os profissionais de marketing digital, essa é uma estratégia que ainda gera dúvidas e por isso, nem sempre é valorizada como deveria. Como o próprio nome já deixa claro, trabalhar a retenção significa investir em iniciativas voltadas para a fidelização de quem já comprou ou compra da sua empresa.
As maneiras de realizar uma retenção são extensas e elas podem incluir planos de fidelidade, cartões de facilidades, clubes de assinantes, descontos exclusivos, promoções e uma maior interação entre marca e cliente.
Falando assim parece fácil, não é mesmo? Mas garantir a lealdade dos clientes e manter a satisfação deles é um desafio gigante para qualquer empresa. Clientes fiéis são a base essencial de empresas que crescem com sustentabilidade.
No entanto, apesar da dificuldade, é uma meta plenamente possível de ser alcançada. Os motivos para investir em retenção não faltam e neste post lhe mostraremos a importância dela para o seu negócio. Confira!
A retenção de clientes é mais barata que conquistar novos consumidores
Quando pensamos nos motivos para investir na retenção de um cliente, sem dúvida, a redução de custo é um deles. É isso mesmo! Vender para quem já converteu em suas campanhas é mais barato do que conquistar novos clientes no mercado.
Isso acontece porque, para essas pessoas, você já rompeu a barreira do convencimento. Sempre que um atendimento encanta o cliente e supera suas expectativas, metade do caminho já está completo. A partir daí, você pode se dedicar a desenvolver um produto cada vez melhor para aumentar ainda mais a satisfação de seus clientes.
Vender para quem já é cliente gera um ticket médio mais alto
Além de ser mais barato que conquistar novos leads, reter seus clientes reais também ajuda a aumentar o retorno sobre investimento — o bom e velho ROI.
Isso acontece porque os clientes mais leais tendem a gastar mais que os recém adquiridos por conta da confiança que já sentem em relação à sua empresa, seus produtos, serviços e seu atendimento.
Clientes satisfeitos se transformam em ativo de marketing
Com certeza você já ouviu que a mais eficiente forma de propaganda é o marketing boca a boca — e essa é a mais pura verdade! Quando o produto ou serviço oferecido pela sua empresa é excelente e o atendimento tem qualidade, é natural que os clientes queiram contar para todos seus familiares, amigos e conhecidos como foi sua experiência.
Com a facilidade das redes sociais, isso se torna ainda mais natural por conta do alcance altamente potencializado pela tecnologia — e o melhor é que a estratégia sai praticamente de graça. Basta que você ofereça bons produtos, atendimento de qualidade e um serviço de excelência.
Fidelizar clientes significa ajuda para o desenvolvimento da empresa
O feedback de clientes e usuários é uma das principais formas utilizadas por startups para criar seus produtos inovadores. A partir disso, soluções perfeitas são construídas para atender as necessidades de cada nicho de clientes. Isso não seria possível sem a proximidade com clientes apaixonados pela empresa e que se sentem parte do processo do negócio.
Essa realidade parece distante da sua empresa? Pois saiba que é a retenção dos seus consumidores que vai ajudar nessa aproximação. Clientes mais próximos que confiam em você são as pessoas perfeitas para testar produtos ou serviços novos e oferecer um feedback real e sincero.
Como falamos no início, a retenção de clientes é um dos maiores desafios para empresas que desejam crescer com sustentabilidade. Com essa metodologia, sua estratégia de marketing digital com certeza ficará muito mais completa e eficiente.