A mensuração das métricas de marketing é, sem dúvida, uma das principais vantagens que o marketing digital oferece em relação às práticas da comunicação offline. Enquanto na mídia tradicional é difícil descobrir quantas pessoas viram um anúncio no jornal ou um comercial de TV, na internet é possível mensurar e analisar absolutamente tudo.
Existem centenas de métricas de marketing digital disponíveis para cada uma das iniciativas possíveis. No entanto, antes de sair medindo é importante entender o que são essas métricas e quais os números que vão realmente impactar na estratégia do negócio.
Este post nasceu justamente para sanar essas dúvidas e auxiliar nesse entendimento. Vamos começar?
O que são métricas de marketing?
Métricas de marketing digital são números gerados a partir das ações executadas pela empresa que servem para quantificar o desempenho do investimento feito. Elas permitem medir e avaliar qual o resultado gerado a partir de cada uma das iniciativas planejadas, para, com base neles, ser possível desenvolver otimizações e melhorias na estratégia.
Elas podem ser pontuais e específicas, como a quantidade de visitas em uma determinada página a partir de uma campanha, o número de cliques em um anúncio ou, até mesmo, o valor financeiro do retorno gerado a partir de um investimento. Vai depender do quão estratégico é o dado para a organização e, dependendo do caso, a métrica pode até se transformar em um KPI.
Quais são as principais?
Como falamos acima, existem centenas de métricas disponíveis no marketing digital. Entender quais são as principais é um trabalho que depende do momento e do estágio analisado na estratégia. Vamos citar algumas das principais métricas de marketing que acreditamos serem fundamentais para aquisição de tráfego, conversão e geração de receita.
Por exemplo, se estamos falando de aquisição de tráfego, as principais métricas serão o número de visitantes novos e recorrentes. Já para um blog, pode ser importante acompanhar também o tempo gasto pelos usuários em cada visita e o número de páginas visitadas.
Agora, se paramos para pensar na análise da conversão, veremos que é importante acompanhar métricas, como a taxa de conversão, a taxa de cliques em um anúncio ou ainda a taxa de rejeição da sua página de conversão.
Já, se o assunto é a geração de receita, as métricas serão outras, como o custo de aquisição de cada novo cliente e o tão famoso retorno sobre o investimento — ou ROI — que indica qual o retorno gerado para a empresa a partir do valor investido na campanha.
Por que acompanhar as métricas de marketing?
Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho é válido. É por isso que qualquer estratégia de marketing começa com o entendimento dos objetivos. No entanto, se não houver métricas definidas, já no planejamento da estratégia, será impossível compreender quão perto se está do cumprimento da meta.
Ou seja, acompanhar as métricas de marketing digital é, se não a mais importante, uma das partes da estratégia de campanhas mais determinantes para o sucesso de uma empresa no ambiente digital.
Além disso, elas auxiliam na tomada de decisões, permitem encontrar novas oportunidades de crescimento, ajudam a manter o foco nas campanhas mais eficientes, identificam pontos fortes e fracos na estratégia, e por fim, possibilitam que eventuais falhas sejam encontradas e corrigidas com mais assertividade.
O trabalho de acompanhamento de métricas de marketing digital é essencial para o sucesso, mas pode se tornar desgastante com o tempo. Para solucionar esse problema, é muito importante contar também com o auxílio de uma agência especializada, pois esse tipo de empresa conta com profissionais especializados que podem se transformar no diferencial que o seu negócio precisa.
Agora que você já sabe a importância das métricas de marketing para o seu negócio, que tal otimizar a análise desses dados? Entre em contato conosco e descubra como nossa expertise pode ajudar a sua empresa a crescer!