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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Foco em resultados: entenda por que você precisa mensurar os dados da estratégia

Um dos grandes pontos positivos do marketing digital é que ele permite uma análise mais precisa do alcance de suas ações. A mensuração dos resultados de marketing é uma grande aliada na verificação dos objetivos da estratégia, bem como em seu refinamento e adequação.

No post de hoje, vamos falar justamente sobre mensuração de dados e como ela é indispensável em uma estratégia digital. Continue a leitura e entenda como esse processo funciona!

Por que e como fazer a mensuração dos resultados de marketing?

O porquê é claro: uma estratégia de marketing que não leva em consideração o alcance de suas ações atinge resultados por mero acaso.

Um marketing digital bem feito se baseia em dados para decidir quais são os melhores investimentos de tempo e dinheiro a serem feitos para promover a empresa de melhor forma possível. Falamos, assim, sobre atingir o público-alvo em sua maior amplitude e de modo eficiente.

Como fazer essa mensuração depende das ferramentas de que você dispõe e dos objetivos que se propõe a atingir. Dentre todos os pontos de interesse (KPIs) que uma estratégia pode envolver, alguns terão prioridade.

Se você pretende, com sua estratégia, gerar consciência de marca (brand awareness), indicadores como tráfego e interações em redes sociais são indispensáveis, podendo ser consultados pelas ferramentas de analytics que cada uma delas oferece.

A educação de mercado, por sua vez, pode ser verificada por conversões em landing pages, o que pode ser verificado pela ferramenta de mensuração da própria página e, até mesmo, por softwares de e-mail marketing.

Por fim, se você tem um e-commerce e seu objetivo é aumentar as vendas, fique de olho nas visitas em páginas de produtos.


Como ela pode ajudar em sua estratégia?

Vamos estender um pouco mais o assunto a seguir, mostrando alguns pontos específicos em que a mensuração dos resultados de marketing permite maior previsibilidade na estratégia e maior racionalidade nos passos seguintes.

Monitoramento de KPIs

Cada empresa, a depender de seu modelo de negócio e das ferramentas de marketing que tem a sua disposição, adotará diferentes pontos-chave de interesse para análise e implementação.

A mensuração do máximo desses pontos permite ver o impacto que a evolução de um tem em outro (por exemplo, maior número de seguidores em rede social e vendas; maior engajamento e conversões em landing page), e concentrar sua análise nos principais, economizando tempo e esforços.

Elaboração de novas ações de marketing

Sua empresa investe em anúncios? Tem tido retorno? Saber disso depende de elaborar ações distintas e analisar o resultado de cada uma.

Talvez você esteja tendo um saldo positivo em suas ações, mas pode estar perdendo a oportunidade de atingir metas ainda maiores sem fazer muito mais esforço.

Refinamento do conteúdo

Verificar quais os posts de rede social geram maior engajamento, quais os posts de blog tiveram mais visitas e quais as palavras-chave têm sido mais buscadas para que usuários encontrem o site de sua empresa demonstram muito bem o que o público-alvo espera dela.

Com análises desse tipo, sua empresa pode aperfeiçoar os temas tratados em seu marketing de conteúdo, bem como características de sua persona para que se aproxime mais do perfil de clientes reais. Tudo isso contribui para que o conteúdo se torne mais interessante para o público, e a empresa construa cada vez mais sua autoridade.

Como você viu, a mensuração dos resultados de marketing permite dar previsibilidade e fundamentos para novos investimentos em marketing. Medir os dados das ações atuais é imprescindível para saber quais serão as próximas, garantindo resultados cada vez mais relevantes.

Curtiu nossas dicas e quer entender como funciona esse serviço na prática? Então não deixe de conferir os benefícios de contratar uma agência para dar uma mão na mensuração dos resultados da sua estratégia!

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