O marketing digital trouxe inúmeras possibilidades para construir e manter o relacionamento com seus potenciais clientes. Suas estratégias buscam, principalmente, otimizar e automatizar processos, visando o aumento da produtividade e, é claro, a geração de lucros.
O tradicional e-mail marketing e as redes sociais precisam de uma atenção especial para capturar e manter as pessoas engajadas nos conteúdos produzidos pela marca. Aqui, é a consistência em divulgar informações de qualidade que vai construir um relacionamento com os consumidores.
Quer entender como investir na automação de marketing na sua empresa vai te diferenciar dos concorrentes? Continue a leitura e descubra!
O que é automação de marketing?
A automação de marketing utiliza softwares para otimizar e agilizar processos. Assim, a criação de conteúdos para os canais de comunicação da empresa não são afetados pela inconsistência das publicações, fazendo com que as ações se tornem mais eficientes.
É importante entender que automatização não serve apenas para as publicações nas redes sociais ou para a sequência de e-mails. Ela envolve tornar todas as ações da estratégia de marketing personalizadas e escaláveis, onde o cliente em potencial encontre todas as informações que precisa em qualquer fase de compra que esteja.
Quais as vantagens de automatizar processos?
Quando a empresa já tem uma base sólida de leads — potenciais compradores que demonstraram interesse pelos produtos/serviços da empresa —, é possível identificar em que estágio estão e nutri-los com informações e conteúdos relevantes para que eles se tornem compradores.
Nesse processo, as vendas e a receita da empresa aumentam consideravelmente. Os esforços da equipe de vendas para capturar contatos também diminui, pois esses clientes em potencial já chegam à etapa final de compra bem informados sobre as soluções que querem para os seus problemas.
Como implementar a automatização de marketing?
Existem diferentes softwares, cada um com suas funcionalidades. É importante ressaltar aqui que a ferramenta não se limita ao gerenciamento de e-mail marketing e redes sociais, mas às áreas mais importantes do negócio: as que afetam as vendas.
Por exemplo: existem ferramentas que disponibilizam templates completos para criação de campanhas de marketing, enquanto outras permitem fazer o teste A/B para analisar quais campanhas estão performando melhor e trazendo mais resultados.
Além do gerenciamento de campanhas nas redes sociais com o objetivo de atrair leads, existem ferramentas para acompanhar esses potenciais clientes em cada etapa de compra.
É importante analisar o valor desse conceito para sua empresa e entender que automatizar processos trará mais agilidade e tempo para focar na criação de novas estratégias, atraindo mais consumidores e fidelizando seus clientes atuais.
Com isso, além da receita aumentar, a conversão na etapa final do funil de vendas se torna mais rápida, já que o lead foi bem informado e teve toda a atenção que precisava durante as etapas iniciais de compra.
Os benefícios da automatização de marketing são inúmeros, e é essencial que você invista nessa estratégia para se manter em dia com o mercado. Por isso, contar com uma agência que entenda profundamente desses processos é imprescindível para trazer resultados significativos para sua empresa!
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