Marcelo Dibá
2 de abr de 20182 min
O conceito de branding envolve todas as etapas da “criação de uma marca”, desenvolvendo aspectos como identidade visual, culturas, valores transmitidos e uma série de outros fatores.
Com um cenário completamente transformado pela tecnologia, surge um novo nome no marketing digital: o branding digital.
Como funciona essa nova forma de fazer branding? Vale a pena investir somente no digital? Como fica o marketing tradicional? Para responder a essas questões, elaboramos o conteúdo a seguir. Confira!
O branding digital é como chamamos a construção da marca voltada para o ambiente digital. Isso significa que os recursos tecnológicos são utilizados de maneira a passar a essência de uma marca para o seu público.
Basicamente, após ter “criado a marca” (tendo definido a cultura e os valores) são estabelecidas as ações de marketing digital, definidos os canais digitais, o tipo de conteúdo, a linguagem, a adequação da identidade visual à internet, a padronização da comunicação visual nos diferentes canais etc.
Hoje em dia, as marcas têm menos controle do que é falado sobre elas na internet. As pessoas compartilham conteúdos, comentam, modificam, tudo isso sem sair da frente de seu computador.
Em um cenário de interatividade com o público e competitividade entre a publicidade de marcas no meio digital, investir em branding é vital. Destacamos abaixo algumas das principais vantagens.
Ao aplicar estratégias de branding voltadas para o meio digital as marcas ganham mais credibilidade. Qualquer um pode estar na internet, mas somente se destacam os que adquirem a confiança do consumidor.
Existe uma série de meios digitais. Ao identificar os meios de mais afinidade com a identidade da marca e com o público a visibilidade aumenta, pois os pontos de contato como websites, redes sociais e blogs serão selecionados e utilizados de maneira eficaz.
A cobertura da internet abrange a maior parte das regiões, sendo assim o brasileiro está sempre conectado, seja pelo computador ou por um dispositivo móvel. Um branding digital bem trabalhado pode conseguir um alto alcance de público.
O consumidor quer se relacionar, e faz parte do branding o tipo de relacionamento que a marca tem o com cliente. Veja o exemplo da Netflix, que responde aos comentários dos usuários no Facebook em primeira pessoa (como se fosse uma amiga). Isso desperta nas pessoas uma sensação de carinho pela marca.
Trabalhar com o digital é muito eficiente, mas não devemos deixar de mencionar a importância da estratégia offline de branding. De fato, on e off devem “caminhar juntos”, pois ambos são essenciais para a reputação, força e percepção de marca.
A estratégia no desenvolvimento de branding digital deve considerar a identidade da marca, o público-alvo, identificar os principais canais e o tipo de mensagem e, por fim, trabalhar em conjunto com as ações offline, pois a integração de ambas gera melhores resultados.
Conseguiu entender um pouco mais sobre o branding digital? Então saiba por que contratar uma agência de marketing digital é tão importante!