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  • Foto do escritorMarcelo Dibá

Afinal, o que são KPIs no Marketing Digital?

Tomar decisões baseadas em achismos e crenças pode gerar sérios prejuízos para um negócio. Afinal, em um cenário competitivo e economicamente instável, é preciso prezar pela segurança de cada ação tomada para otimizar os recursos e aproveitar as oportunidades. Nesse sentido, é fundamental que você saiba o que é um KPI e sua importância.

Neste artigo, falaremos sobre o papel dos indicadores para as empresas e mostraremos como eles devem ser utilizados no marketing digital. Confira!

O que é um KPI?

KPI (Key Performance Indicators) representa os principais indicadores de um empreendimento. Em outras palavras, são as métricas que ajudam a demonstrar o desempenho de um negócio e como as ações tomadas estão gerando resultados.

Imagine que você estabeleceu uma meta de aumentar as vendas da sua loja virtual em 15% nos próximos 2 meses, impulsionando anúncios nas redes sociais. Ao final do primeiro mês, como saber se esse investimento está trazendo os resultados esperados?

Se você não estabelece os indicadores que o ajudarão a identificar o desempenho das estratégias, cada tomada de decisão será baseada em achismos e crenças, o que cria uma grande margem de erro.

No exemplo que citamos, bons KPIs seriam:

  1. faturamento da empresa no período de análise;

  2. número de pedidos;

  3. número de itens vendidos;

  4. ticket médio;

  5. tráfego na loja virtual;

  6. número de novos clientes;

  7. entre outros.

Esses indicadores permitem que você entenda melhor os efeitos da ação tomada e verifique se elas estão levando ao objetivo traçado.

Qual é a importância de utilizar o KPI?

Como dissemos, o KPI serve como base para as tomadas de decisão. Com eles, cada ação será direcionada por resultados. Criando uma boa análise de KPI e um histórico, sua equipe será capaz de identificar tendências e comportamentos, aproveitar melhor as oportunidades e corrigir erros em tempo hábil.

Utilizando os indicadores, também é possível estimar o comportamento futuro do seu negócio, além de reconhecer as principais estratégias que funcionam com o seu público-alvo.

Quais são os principais KPIs no marketing digital?

Agora, vamos mostrar os principais KPIs utilizados no marketing digital:

Tráfego no site

O tráfego no site diz quantas pessoas estão visitando o ambiente online da empresa. Com mais visitantes, maior a chance de efetuar vendas.

Utilizando os recursos online, várias ações podem gerar um tráfego maior ao site, tais como: criar e divulgar conteúdo relevante, ser ativo nas redes sociais, patrocinar anúncios no Google AdWords e otimizar o site para a busca orgânica.

Taxa de conversão

A taxa de conversão avalia o número de pedidos em relação ao tráfego no site. Esse indicador é obtido a partir de um cálculo bem simples, que é mostrado na sequência:

Taxa de conversão (%) = (número de pedidos/número de visitantes no site) x 100

ROI

No início do nosso artigo, citamos um exemplo de estratégia de impulsionamento de anúncios nas redes sociais. Pois bem, o ROI representa o retorno desse investimento, mostrando se valeu a pena ou não essa ação. O cálculo se faz da seguinte forma:

ROI (%) = [(Retorno do investimento – total de investimento da ação)/total de investimento da ação] x 100

CAC

No marketing digital, diversas ações para atrair consumidores e aumentar as vendas são possíveis. Cada uma dessas estratégias representa um valor investido e um retorno. Nesse contexto, o CAC representa o custo de aquisição de novos clientes. Vamos ao cálculo:

CAC = total de investimento feito na estratégia/número de novos clientes gerados

Vamos embasar as decisões em resultados?

Como você viu até aqui, o KPI é uma excelente ferramenta para manter uma boa gestão do seu negócio. Esses indicadores ajudam a acompanhar o desempenho dos planos traçados, identificando os grandes potenciais e ajudando na priorização.

Mostramos os principais indicadores que são utilizados, mas você pode adicionar outros à sua lista. Identifique quais métricas podem ajudar a sua equipe a alcançar os objetivos e crie um plano de acompanhamento.

Seguindo essas dicas, suas decisões serão baseadas em resultados e o seu negócio será mais sólido, com um futuro promissor. Agora que você já viu o que é o KPI e entendeu sua importância, confira como escolher e produzir conteúdos para 4 canais online!


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