A concorrência pelas primeiras posições em sites de busca, como o Google, é grande. No entanto, fazer esse trabalho sozinho e sem ferramentas de SEO é algo que dependerá apenas da sorte para atingir o sucesso.
Por outro lado, se você contar com uma profissional e as ferramentas certas como aliados, poderá alcançar resultados surpreendentes bem rápido.
Pensando nisso, elaboramos este post com as 5 ferramentas de SEO mais importantes para te ajudar nessa empreitada. Vamos conhecê-las?
1. Google Keyword Planner
Naturalmente, as palavras-chave orientam o usuário sobre como melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca — e nada melhor do que contar com uma ferramenta gratuita e oferecida pelo site de buscas mais famoso da internet.
O Google Keyword Planner é uma plataforma de SEO bem popular e muito eficiente, mas isso também vai depender da forma como você usa. Ela permite encontrar oportunidades ocultas, aumentar o fluxo de tráfego para o seu site e, claro, tornar os seus conteúdos recém-postados mais visíveis.
Embora seja uma ótima ferramenta de apoio, tudo o que ela fornece são dados. É como você os interpreta que fará toda a diferença!
2. SEMrush
Em suma, o SEMrush permite rastrear qualquer site e/ou palavras-chave de qualquer localização geográfica que possa competir diretamente com você. A análise também pode ser feita de maneira segmentada, mostrando os acessos por tipos de dispositivos, por exemplo.
A ferramenta dispõe de uma versão para uso gratuito, mas os recursos são limitados. Vale a pena pagar a mensalidade para ter recursos adicionais à sua disposição, podendo aumentar o potencial de análises.
O SEMrush é bem útil para as estratégias de otimização de buscas e o monitoramento das suas posições atuais.
3. Buzzsumo
O Buzzumo é uma das ferramentas de SEO mais completas. Possui uma interface muito fácil de usar e permite que você identifique rapidamente quais conteúdos do seu site estão gerando maiores retornos, apontando tendências sobre algum tópico em específico.
Além disso, a ferramenta oferece recursos para que você descubra os principais influenciadores dessa tendência. Infelizmente, ele não é gratuito, mas você pode utilizar uma versão demo para avaliar a ferramenta por 14 dias sem pagar nada por isso.
Se gostar dos recursos e resultados apresentados no período, pode assinar um plano para ter retornos ainda melhores.
4. DeepCrawl
O DeepCrawl oferece um serviço de rastreamento de URLs, demonstrando quais não estão funcionando corretamente e precisam ser melhoradas. Também identifica conteúdos com títulos perdidos, páginas duplicadas e muito mais.
Em comparação com outras ferramentas concorrentes, o DeepCrawl é muito mais fácil de usar, principalmente se você for novo em técnicas de SEO. Em vez da dados em planilhas, você tem recursos visuais simples e sob a forma de gráficos para melhorar a análise e tomada de decisões.
O DeepCrawl disponibiliza uma versão gratuita para uso. É limitada, mas é uma boa forma de testá-la e decidir se vale a pena migrar para um plano mais completo.
5. Yoast
O Yoast é um plugin do WordPress utilizado para garantir que o conteúdo em seu site seja “SEO friendly” (SEO amigável). Entre os benefícios mais importantes prometidos pela ferramenta estão:
aumento do fluxo de visitantes vindos do Google e Bing;
maior atração de visitantes nas redes sociais;
maior engajamento com o público.
Essa ferramenta também disponibiliza uma versão para uso gratuito, mas, como todas as outras, é limitada. No entanto, vale a pena migrar para um plano pago se ele for útil para as suas estratégias de marketing digital.
Agora que você já conhece as principais ferramentas de SEO, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática as estratégias para aumentar a visibilidade da sua empresa na web. Com essas ferramentas, a tarefa fica bem mais fácil — e até divertida!