Sem dúvidas uma das estratégias mais buscadas pelo setor imobiliário é a qualificação dos leads através do Inbound Marketing, que quando bem executado consegue ter sucesso em transformar lead em cliente.
Pensando nisso, elaboramos 20 dicas de estratégias de Marketing Digital que podem te ajudar nesses processos. Confira!
Redes Sociais
Impulsione suas publicações
Pode parecer algo relativamente simples, mas não é. Com a queda do alcance dos posts orgânicos, é indispensável separar uma verba para impulsionar seus conteúdos nas redes sociais.
Devido a velocidade que as redes sociais se transformam é preciso estar mais atento às novas estratégias e formatos para criar de fato um conteúdo relevante e que engaje!
Atualmente é um desafio atingir um grande público, entretanto, seguindo algumas estratégias, o seu negócio consegue se destacar entre a concorrência.
Invista no Facebook Ads
Utilizar o Facebook Ads é uma das principais estratégias de marketing digital, ele é um dos melhores canais para gerar leads, proporcionando resultados bastante positivos.
Através dos anúncios do Facebook Ads é possível ter uma visão mais ampla de como o seu negócio atinge as pessoas e quais os formatos mais interessantes para determinados públicos.
Podemos também, por exemplo, segmentar os empreendimentos por diversas variáveis do público, como profissão e nível educacional, tornando a veiculação de anúncios mais assertiva.
Além de ter acesso a relatórios detalhados, para que através de análises seja possível a otimização de campanhas futuras.
Crie um roteiro de respostas
Criar um roteiro de respostas para as pessoas que interagirem com seu conteúdo é uma forma de agilizar o trabalho da equipe, mas é recomendável personalizar alguns detalhes das respostas, para não parecer algo automático.
Essa atividade é interessante para se criar uma boa imagem da marca, além do relacionamento! Responder com agilidade é fundamental em vários aspectos, principalmente para tirar dúvidas dos leads.
Crie conteúdo exclusivo para cada persona
Não é exagero afirmar que grande parte do sucesso das estratégias de Marketing Digital depende da qualidade do conteúdo que foi pensado estrategicamente.
Pode parecer óbvio, mas a criação de conteúdo personalizado para cada persona além de gerar identificação do público com a marca, pode fornecer insights sobre o que os leads de cada empreendimento gostam de ver e interagir.
Esta ação facilita a definição da sua jornada de compra, o que, consequentemente facilita a definição de estratégias para gerar mais leads qualificados
Afinal, de nada adianta criar um ótimo conteúdo se ele não for direcionado para a pessoa certa, né? Seria trabalho perdido.
Utilize o Instagram para empresas
A massiva ascensão do Instagram em seus mais diversos aspectos mostrou que a rede social poderia ser alvo de grandes investimentos em Marketing, e assim aconteceu.
Atualmente, ela é uma das grandes redes sociais a deter a atenção do público e, consequentemente, os investimentos em estratégias de Marketing Digital de marcas de diversos segmentos. Saber aproveitar essa plataforma é fundamental para obter sucesso em campanhas digitais.
No setor imobiliário a alta competitividade exige que se pense fora da caixa, e no Instagram, graças aos recursos de engajamento, é possível fazer isso de inúmeras formas. Desde um posicionamento através de #hashtags até ofertar empreendimentos de forma interativa no Stories.
Algumas das vantagens do Instagram para empresas é a possibilidade em executar estratégias de branding, performance ou desempenho. Você pode aumentar os cliques do seu site ou landing page, para que mais pessoas vejam a sua cartela de empreendimentos, por exemplo.
E-mail Marketing
Segmente seus e-mails ao máximo
Outra estratégia muito boa e de baixo investimento são os E-mail Marketing. Acredite, essa ação ainda é muito valiosa e deve ser utilizada, principalmente se e-mail vier após o lead se cadastrar no seu site ou landing page.
A partir do momento que o seu lead fornece o e-mail é possível acompanhar o comportamento dele em seu site através de plataformas de Marketing Digital, como o RDStation. Facilitando assim, a entrega de um conteúdo altamente segmentado.
Resgate clientes antigos
No processo de geração de leads qualificados precisamos deixar de lado alguns para podermos focar naqueles que estão mais propensos a fechar negócio.
Entretanto, não devemos simplesmente excluir esses leads, ainda mais se soubermos os motivos da desistência.
Através de uma boa segmentação podemos incluir esse grupo “desistente” em um fluxo de nutrição e organizá-los em categorias, criando e-mails com novidades e ofertas, que possam solucionar os problemas que os fizeram desistir ou motivá-los.
Utilize a automação de marketing
Um bom solucionador de problemas, de orçamento e de processos: a Automação de Marketing.
Primeiramente você deve ter estratégias de Marketing Digital bem definidas, pois essa automação vai muito além do programar conteúdo!
Ela está intrinsicamente ligada às estratégias de Inbound. Portanto, ela trabalha em conjunto com a segmentação dos e-mails no processo de qualificação dos leads.
Economize tempo, tenha uma mensuração de dados e relatórios mais robustos. Faça com que mais pessoas busquem e encontrem seu produto ou serviço nos mais diversos canais.
Analise seus resultados
Por fim, ao analisar os resultados podemos saber quais leads interagiram com cada um dos e-mails que foram enviados, ajudando na criação de novas sequências de conteúdo, tornando tudo mais interessante e cada vez mais personalizado.
Site
Invista no Google Ads
Quanto mais vantagem competitiva melhor! Além de estar presente nas redes sociais e produzir conteúdo relevante para o seu público, você precisa investir também no Google Ads, a ferramenta de publicidade do Google, saiba o porquê:
A grande vantagem do Google Ads é a garantia de retorno rápido do investimento. Essa ferramenta pode fazer toda a diferença no sucesso da sua campanha.
Isso porque os links patrocinados do seu negócio aparecem na plataforma quando as pessoas vão pesquisar pelo seu produto/serviço ou algo semelhante.
Selecionar bem as palavras-chave é fundamental para fazer com que os anúncios sejam mostrados rapidamente no buscador e para aumentar as suas chances de cliques e até mesmo conversão.
Outra forma de anunciar estrategicamente no Google Ads é através da rede de display – sites e blogs afiliados à plataforma. Ela possui um ótimo alcance e, a depender da sua campanha, uma ótima taxa de conversão.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias para rankeamento de sites; sendo capaz de otimizar o posicionamento em buscadores como o Google.
Essa é uma estratégia de Marketing Digital fundamental para ganhar mais destaque e visibilidade no mundo digital e, por consequência, mais leads.
Vale ressaltar que o SEO não garante a leads qualificados, a sua função é aumentar o volume do tráfego orgânico para o site e garantir mais visibilidade
Aliás, entender como os motores de busca funcionam é primordial para elaborar uma estratégia assertiva de SEO.
Marketing de Conteúdo
Dentro da metodologia Inbound está o Marketing de Conteúdo, que faz parte de uma estratégia que visa engajar o seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso.
Não estamos falando de “postzinhos”, estamos falando e conteúdo que gere valor cause uma percepção positiva da sua marca. Segundo a Content Trend, em 2018, 73% das empresas brasileiras já adotavam essa metodologia.
Para o setor imobiliário, ter um bom marketing de conteúdo é tão fundamental quanto ter um bom vendedor. Produzir conteúdo de valor é uma das melhores formas de colocar seu site na primeira página dos motores de busca.
Você quer mais leads qualificados? Tenha um bom conteúdo.
Inclua CTA’s no seu site
O CTA (call-to-action ou chamada para ação) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor de uma página a realizar alguma ação, por exemplo, o famoso “arraste pra cima” que usamos no Instagram Stories.
É extremamente relevante ter noção da importância desse tipo de técnica, e escolher o tipo de CTA certo, afinal ela consegue promover suas ofertas e gerar leads. Ou seja, ele está diretamente ligado ao objetivo de conversão!
Ele é um elemento essencial em uma landing page e em conteúdos que estimulam o lead a sair de uma rede social para conhecer mais sobre o seu negócio.
Landing Pages
Que fique claro, uma landing page não é o site da sua empresa. Um site possui vários objetivos e o objetivo de uma landing page é apenas um só: converter o visitante em um lead.
Para que o visitante não se perca durante a navegação, ela precisa ser objetiva, segmentada e específica, além de visualmente atrativa e com um ótimo CTA em destaque.
Independente do seu objetivo com uma landing page, você vai converter mais visitantes em leads, além de ter uma boa redução de custos.
Remarketing
O Remarketing é uma técnica muito importante para suas vendas, ele exibe anúncios para usuários que já tiveram contato com a seu site de alguma maneira, insistindo na lembrança da necessidade que aquele usuário já teve.
O Remarketing é ideal para o setor imobiliário. Afinal, estamos tratando de vendas complexas onde a conversão não acontece de uma hora para outra, as pessoas pesquisam bastante antes de tomar essa decisão, não é uma compra impulsiva.
Mas enquanto elas pesquisam sobre um imóvel, imagine o quão bom seria aparecer um banner do seu negócio em uma aba aleatória que esse visitante abrir, ou patrocinado do Instagram Stories, por exemplo…. Vantajoso, não?
Fora da Caixa
Smarketing
O Smarketing é uma metodologia para alinhar os times de marketing e vendas, esse alinhamento é necessário para que, além do bem-estar entre os colaboradores, as estratégias de Marketing Digital possam ser executadas com maestria.
Ambos os departamentos e suas atividades são vitais para o crescimento do faturamento da empresa, o smarketing ajuda o time de vendas a entender quais ações são feitas pelo marketing e vice-versa.
O propósito é o mesmo para todos, com metas claras e compartilhadas, otimizando esforços, reduzindo custos e garantindo mais assertividade aos processos.
Os resultados da metodologia para sua construtora/imobiliária podem ser calculados a médio prazo. A eficiência da unificação dos times e a chegada de leads qualificados é certeira.
CRM
Com foco na satisfação do cliente, o CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão de relacionamento indispensável no setor imobiliário).
Ele é excelente para gestores, pois o programa consegue oferece uma visão ampla de todos os processos de atendimento, vendas e desistências.
Além disso, essa ferramenta de estratégia permite uma gestão eficiente dos clientes, fornecendo informações detalhadas para a construção de ações personalizadas e um atendimento exclusivo.
Mesmo que o lead não possa ser um cliente naquele momento, as informações e motivos ficam salvos para futuras ações, como campanhas de e-mail marketing ou anúncios, por exemplo.
Native advertising
Native advertising (Publicidade Nativa) é uma forma de anunciar conteúdos relevantes para determinado público em um contexto que não atrapalhe sua experiência em sites, blogs e etc.
Essa estratégia de Marketing Digital é ótima para anúncios mobile, já que pelo dispositivo dificilmente o usuário clica em banners.
Esses anúncios são comuns em sites de notícia, se misturando as demais postagens e passando não aparentando ser um anúncio.
Whatsapp Business
Whatsapp Business foi pensado para melhorar a comunicação entre os clientes e a empresa, ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, podem e devem ser inseridas no planejamento. Entretanto, esse planejamento precisa ser bem elaborado para não haver rejeição.
É importante lembrar que o “whatsapp” é um contato direto com o lead, não cabe automatizar com frequência o envio de fotos e informações dos empreendimentos, é muito arriscado. É preciso ter sensibilidade na hora de vender para que o resultado não ser frustrante.
Chatbot
O Chatbot é um robô software que através de programação consegue responder perguntas específicas dos clientes – via chat, em relação aos empreendimentos do seu negócio.
É uma grande solução para não deixar seus prospects esperando uma resposta, otimizando o trabalho de todos da equipe.
Personalizando as mensagens para que tudo fique mais humanizado, o chatbot pode apresentar exatamente aquilo que o cliente quer, na hora que ele quer.
Uma das grandes vantagens de usar esse serviço é que ele é capaz de identificar leads qualificados! Basta algumas trocas de mensagens e interações para que ele gerar pontos a serem analisados.
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